Açoriano Oriental
Requalificação dos Paços do Concelho recupera moderniza edifício histórico

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, na ilha Terceira, requalificou o edifício dos Paços do Concelho, que vem permitir o melhor aproveitamento do imóvel classificado, quer para as suas funções administrativas quer de visitação turística, indica nota de imprensa.

Requalificação dos Paços do Concelho recupera moderniza edifício histórico

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Para Vânia Ferreira, presidente da autarquia, a empreitada, que ascendeu a 700 mil euros, “amplia o número de gabinetes e valências do edifício e permite a valorização do Salão Nobre”, disse citada na mesma nota.


A obra, cofinanciada pelo programa operacional Açores 2020, incluiu a ampliação do edifício antigo, permitindo uma nova entrada, com acessibilidades adaptadas à nossa realidade, mais gabinetes para os serviços municipais afetos à Presidência, valências para eventos públicos e reuniões, e uma zona que pode ser potenciada para exposições, entre outros momentos. A obra incluiu ainda a requalificação do Salão Nobre.


Segundo Vânia Ferreira, “de momento, estamos a ultimar a abertura do Salão Nobre, no qual estarão expostos objetos que refletem a memória municipal, consolidando na cidade um atrativo turístico e de visitação muito importante”.


O edifício original dos Paços do Concelho da Praia da Vitória data do século XV, e estava localizado no lugar das Barrocas, nas imediações do Largo João de Deus. Em 1540, foi transferido para a localização atual.


Nos sismos de 1614 e de 1841, sofreu danos significativos, tendo sido sucessivamente reconstruido, mas sem grandes alterações arquitetónicas exteriores.


Em 1947, o edifício foi classificado como Imóvel de Interesse Público.


A inauguração das obras está agendada para dia 20 de junho, data comemorativa da elevação da Praia da Vitória a cidade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados