Açoriano Oriental
Pedro Mota Preto nomeado diretor do Serviço de Urologia do HDES

O Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada anunciou que o médico Pedro Jorge da Mota Oliveira Preto Tomé foi  nomeado diretor do Serviço de Urologia, por proposta da Direção Clínica.

Pedro Mota Preto nomeado diretor do Serviço de Urologia do HDES

Autor: Ana Carvalho Melo

De acordo com a newsletter do HDES, esta nomeação tem efeitos a 1 de outubro de 2021.

No mesmo documento é revelado que Pedro Jorge da Mota Oliveira Preto Tomé terminou a licenciatura no Curso de Medicina (Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa) em 1989 e entre 1992 e 1999 fez Internato Complementar de Urologia no Hospital de Ponta Delgada. Fazem parte da sua formação os Serviços de Urologia do Hospitais da Universidade de Coimbra e do Hospital Pulido Valente.

Em setembro de 2001 foi provido ao grau de Assistente Hospitalar de Urologia no quadro do Hospital do Divino Espírito Santo e em 2015 obtém o grau de Assistente Hospitalar Graduado, com exame no Centro Hospitalar Baixo Vouga Epe-Aveiro.

Implementou, desde 2016 no Serviço de Urologia do HDES, a cirurgia laparoscópica renal bem como a cirurgia percutânea, com o apoio da Serviço de Urologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Dinamiza a atividade de colheita de órgãos no HDES, tendo sido nomeado coordenador dessa missão em maio de 2021.

Desde fevereiro de 2021 que tem a tarefa de reorganizar e de construir o futuro do Serviço de Urologia, num momento que considera ser “particularmente difícil”. Mas diz “acreditar que a mudança da realidade do Serviço atrairá jovens urologistas ao quadro do HDES”.

Conta com o apoio indispensável do atual CA do HDES e do Serviço de Urologia do CHUC.

É membro da Associação Portuguesa de Urologia, da Sociedade Portuguesa de Andrologia, da Endourological Society e da European Board of Urology.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados