Autor: Lusa/AO Online
Feita para ser suspensa na escadaria principal em cascata pelos três andares do edifício vitoriano, "Britannia" junta-se à série "Valquírias", iniciada em 2004, cujas peças de têxteis são caracterizadas pelas formas tentaculares coloridas por diferentes tecidos, aplicações de tricô e croché e outros adereços.
A nova peça foi inspirada por uma anterior, "Contaminação", criada por Joana Vasconcelos para ser exposta na Pinoteca de São Paulo em 2008, e que foi reconfigurada três anos mais tarde para o palácio Grassi em Veneza.
Foi no ano de 2011 que começaram os contactos para organizar em Manchester uma exposição da artista portuguesa, cujo trabalho a curadora da exposição, Natasha Howes, disse à agência Lusa admirar desde 2005, quando ficou maravilhada com a "Noiva", lustre feito com vinte mil tampões higiénicos femininos, apresentado na Bienal Internacional de Arte de Veneza.
"Pensámos que seria interessante trazê-la a Manchester por causa da história da indústria têxtil", justificou.
No século XIX, graças à Revolução Industrial, a cidade tornou-se na segunda maior do Reino Unido e um dos principais centros mundiais na produção do algodão.
Esta "afinidade" cresceu, enfatizou Natasha Howes, resultando numa exposição "ambiciosa" e num "casamento brilhante" com o espaço e o resto da coleção permanente do museu, com a qual Joana Vasconcelos criou um "diálogo" com as suas próprias peças.
Realizou propositadamente uma nova peça de uma figura feminina para ser colocada junto à escultura "Atalanta", de John Derwent Wood (1871-1926), e ao quadro "Eve Tempted" [Eva Tentada], de John Spencer Stanhope (1828-1908). Tal como outras da série Esculturas em Cimento, esta nova obra é pintada e depois coberta por renda e crochê.
Outros contrastes com a coleção do museu incluem a exposição de três novas "Pinturas em Croché", junto a quadros do século XVIII, ou a referência dos azulejos de William de Morgan (1839-1917) numa nova peça da série "Tetris".
A exposição, que contará com mais de 20 peças, juntará pela primeira vez três veículos de grande dimensão transportados pela artista, também presentes em 2013, no Palácio da Ajuda: "Lilicóptero" (um helicóptero decorado com penas de avestruz), "War Games" (um automóvel coberto por espingardas de plástico) e 2www.fatimashop.com2 (um triciclo motorizado cheio de estatuetas de Nossa Senhora de Fátima).
Intitulada "Time Machine", a exposição apresentará também pela primeira vez a cor amarela em "A Todo o Vapor", uma série de esculturas mecânica feitas de ferros de engomar que abrem como pétalas de uma flor e libertam vapor quando chegam à posição vertical. Esta nova peça será colocada entre as duas anteriores, vermelha e verde, para formarem as cores de Portugal.
Além da ala moderna e das intervenções junto da coleção permanente e no átrio do edifício, a exposição vai estender-se ao exterior, onde estarão duas "Tutti Frutti" e "Fruit Cake", da série "Delícias", um gelado de cone e um queque de grande dimensão construídos com formas de plástico de brincar na areia.
Natasha Howes elogia o espírito engenhoso e divertido de Joana Vasconcelos: "É um trabalho muito acessível, muito imediato, de grande escala e colorido, mas que depois, com mais atenção, percebe-se as mensagens que transporta".
O Museu de Arte de Manchester recebe anualmente cerca de 400 mil pessoas.