Município das Lajes das Flores com orçamento de 4,6 ME em 2022

O município das Lajes das Flores, Açores, vai ter um orçamento de 4,6 milhões de euros para 2022, tendo o presidente da autarquia dito hoje à Lusa que a “grande prioridade” é a fixação de pessoas no concelho.



“Em termos globais o orçamento é de 4,6 milhões de euros, com cerca de três milhões para despesa corrente e 1,5 para investimentos. Ao nível de investimentos, a nossa grande prioridade tem a ver com a criação de condições para fixar pessoas”, declarou o socialista Luís Maciel.

O documento, votado na semana passada, foi aprovado com os oito votos a favor dos deputados do PS, tendo os sete parlamentares da coligação PSD/CDS-PP/PPM votado contra.

Luís Maciel avançou que o Orçamento para 2022 vai permitir concluir a criação da zona industrial e a instalação de uma incubadora de empresas.

“Temos projetos para mais uma zona industrial e para um loteamento habitacional. A área da habitação é uma das áreas que queremos investir. Vamos investir numa estratégia local à habitação e reforçar os apoios à habitação desagradada”, assinalou.

Luís Maciel destacou o reforço das verbas alocadas ao turismo, referindo que a autarquia pretende investir nas infraestruturas da zona balnear da Fajã Grande em 2022.

O socialista realçou ainda que o município vai “tentar alargar os postos de carregamento” para viaturas elétricas, sendo que o “objetivo final” é ter um posto em cada uma das sete freguesias do concelho.

“Queremos tornar o concelho mais moderno, com uma economia mais verde. Vamos incentivar as renováveis a aquisição de viaturas elétricas e apostar na transição digital”, afirmou.

Luís Maciel, que foi eleito em setembro para um terceiro mandato, destacou também que o município vai manter a taxa de IMI no valor mínimo.

“A taxa do IRS está nos 2%. Já em 2021 esteve nos 2% e vamos manter para o ano. A taxa de IMI temos no valor mínimo: quer a taxa de referência, quer as majorações que damos a famílias com dependentes”, realçou.

Os resultados provisórios dos Censos de 2021 apontam para a existência de 3.4029 residentes na ilha das Flores, o que corresponde a menos 9,6% do que em 2011.

A descida mais acentuada registou-se no concelho de Santa Cruz das Flores (menos 11,7%, passando de 2.289 residentes para 2.021).

No concelho de Lajes das Flores, a redução foi de 6,4%: passou de 1.504 habitantes em 2011 para 1.408.

Segundo o Retrato dos Açores, da Pordata, lançado em 2020, os municípios da ilha das Flores apresentavam a divida total mais baixa das câmaras municipais dos Açores: Santa Cruz com uma divida de cerca de 177 mil e as Lajes com perto de 190 mil euros de divida.


PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor