Açoriano Oriental
MAI quer mais cooperação com Defesa no âmbito da gestão europeia de fronteiras

O ministro da Administração Interna disse que a cooperação com o Ministério da Defesa Nacional deve ser feita “de uma forma mais integrada e sistemática” no âmbito da resposta europeia na gestão de fronteiras.

MAI quer mais cooperação com Defesa no âmbito da gestão europeia de fronteiras

Autor: Lusa/AO Online

“Esta alteração da estrutura leva a que no diálogo que temos vindo a fazer com o Ministério da Defesa Nacional e com o acompanhamento e coordenação do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna tenhamos que começar a planear um conjunto de iniciativas, fazê-lo já o fazemos hoje, mas deve ser feito de uma forma mais integrada e ainda mais sistemática tendo em vista acompanharmos, enquanto país, este esforço que está a ser feito no quadro da União Europeia”, disse a jornalistas José Luís Carneiro, no final da cerimónia militar comemorativa do aniversário da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.

Segundo o ministro, esta alteração está relacionada, por um lado, com o fortalecimento da arquitetura europeia de gestão integrada de fronteiras e segurança e, por outro lado, com a integração e acolhimento através da Agência Europeia para as Migrações e Asilo.

“Temos trabalhado com um diálogo muito construtivo e os níveis de cooperação hoje entre a Administração Interna e Ministério da Defesa Nacional é uma cooperação ainda mais estruturada que tem em vista dar resposta a esta participação nacional na construção de uma capacidade europeia na gestão integrada de fronteiras e também para o bom acolhimento e para o respeito de direitos humanos”, disse.

José Luís Carneiro foi questionado sobre o avião pedido pela GNR à Frontex para patrulhar a fronteira marítima dos Açores, tendo o Diário de Noticias dado conta, na semana passada, que a situação terá provocado mal-estar na Marinha e na Força Aérea, que têm meios de vigilância para lá das 12 milhas, mas não receberam qualquer pedido de apoio da GNR.

Na altura, a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, negou que a GNR tenha ido além da suas competências ao pedir à Frontex para patrulhar o mar dos Açores.

O ministro da Administração Interna considerou hoje esta questão “um não-assunto”.

“Num dos últimos exercícios, a Frontex disponibilizou-se para mobilizar meios tendo em vista garantir uma supervisão da fronteira marítima, nomeadamente nos Açores, disponibilidade essa que Portugal, como não podia deixar de ser, aceitou”, disse José Luís Carneiro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados