Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Ficamos em casa, mas somos Família CC!


CC

Neste contexto de pandemia, o Colégio do Castanheiro muniu-se das suas maiores forças: a união e a partilha que sempre caracterizaram a equipa desta instituição. Cumpridas as orientações de quarentena, sabemos que os nossos alunos e as suas famílias precisam de nós e que o laço que nos une é mais forte do que qualquer isolamento social.

Assim, toda a equipa do Colégio arregaçou as mangas e pôs mãos e alma ao trabalho para poder garantir esse acompanhamento. Desde o Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, ou seja, os nossos Alicerces da Vida; passando pelos 2.º e 3.º ciclos, De Mãos Dadas com a Realidade e Construindo uma Identidade, respetivamente; e culminando no Ensino Secundário, etapa denominada de Preparando o Futuro, todos os alunos e encarregados de educação receberam ontem uma proposta de planificação do seu horário semanal com atividades não presenciais.

Sabemos que não é tempo de exigir que os nossos alunos façam o que fariam se estivessem a assistir a aulas tradicionais. Queremos e devemos continuar a marcar a diferença pela nossa presença, até em ausência, pela nossa disponibilidade, pelo diálogo constante. As planificações enviadas são sugestões flexíveis, elaboradas pelo Conselho de Turma, adaptadas à realidade de cada faixa etária e de cada turma, e ficarão mais enriquecidas pela forma como cada família as porá em prática. Contêm propostas de atividades de cada área ou disciplina, complementadas por sugestões lúdicas, culturais e até gastronómicas e enriquecidas por ferramentas de relaxamento e controlo da ansiedade, da responsabilidade da psicóloga do Colégio. Alguns professores estão a preparar aulas gravadas a partir do SmartBoard para poderem enviar aos alunos e, assim, se fazerem sentir mais próximos deles.

A fim de que possamos ir monitorizando o trabalho realizado, aderimos a uma plataforma educacional que incentiva a comunicação e colaboração entre professores e alunos. Cada aluno e/ou encarregado de educação já recebeu as credenciais de acesso e a troca de informação por essa via já se iniciou com sucesso.

É com orgulho que podemos dizer que já começamos a receber feedback positivo dos nossos alunos que estão a abraçar este desafio e a surpreender-nos com a sua capacidade de se manterem ligados ao Colégio nesta nova realidade que nos obrigou a afastar o espaço físico entre nós, mas que nos está a fazer sentir cada vez mais próximos em termos humanos. Ficamos em casa, mas somos “família CC” para além de qualquer edifício!

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Cruz Vermelha com posto médico avançado nos Açores
O presidente do Governo dos Açores revelou hoje que vai funcionar em Ponta Delgada, na sequência do incêndio no hospital, um posto médico avançado da Cruz Vermelha que libertará o Centro de Saúde para a “normalidade assistencial”.
 
Retoma da atividade no HDES será "lenta"
A retoma da atividade no HDES será feita de forma lenta – mas tudo aponta para que o mais tardar na próxima semana já seja possível reabrir as unidades de oncologia e hemodiálise – a garantia foi dada  no hospital por parte de Paula Macedo a Diretora clinica daquela unidade, durante o primeiro briefing semanal, sem direito a perguntas por parte dos jornalistas.
 
Quadro elétrico do HDES tinha vistorias em dia
O Conselho de Administração (CA) do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) afirmou, esta tarde, foi aberto um processo de averiguações, para apurar o incêndio do dia 4 de maio.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados