Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Ficamos em casa, mas somos Família CC!


CC

Neste contexto de pandemia, o Colégio do Castanheiro muniu-se das suas maiores forças: a união e a partilha que sempre caracterizaram a equipa desta instituição. Cumpridas as orientações de quarentena, sabemos que os nossos alunos e as suas famílias precisam de nós e que o laço que nos une é mais forte do que qualquer isolamento social.

Assim, toda a equipa do Colégio arregaçou as mangas e pôs mãos e alma ao trabalho para poder garantir esse acompanhamento. Desde o Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, ou seja, os nossos Alicerces da Vida; passando pelos 2.º e 3.º ciclos, De Mãos Dadas com a Realidade e Construindo uma Identidade, respetivamente; e culminando no Ensino Secundário, etapa denominada de Preparando o Futuro, todos os alunos e encarregados de educação receberam ontem uma proposta de planificação do seu horário semanal com atividades não presenciais.

Sabemos que não é tempo de exigir que os nossos alunos façam o que fariam se estivessem a assistir a aulas tradicionais. Queremos e devemos continuar a marcar a diferença pela nossa presença, até em ausência, pela nossa disponibilidade, pelo diálogo constante. As planificações enviadas são sugestões flexíveis, elaboradas pelo Conselho de Turma, adaptadas à realidade de cada faixa etária e de cada turma, e ficarão mais enriquecidas pela forma como cada família as porá em prática. Contêm propostas de atividades de cada área ou disciplina, complementadas por sugestões lúdicas, culturais e até gastronómicas e enriquecidas por ferramentas de relaxamento e controlo da ansiedade, da responsabilidade da psicóloga do Colégio. Alguns professores estão a preparar aulas gravadas a partir do SmartBoard para poderem enviar aos alunos e, assim, se fazerem sentir mais próximos deles.

A fim de que possamos ir monitorizando o trabalho realizado, aderimos a uma plataforma educacional que incentiva a comunicação e colaboração entre professores e alunos. Cada aluno e/ou encarregado de educação já recebeu as credenciais de acesso e a troca de informação por essa via já se iniciou com sucesso.

É com orgulho que podemos dizer que já começamos a receber feedback positivo dos nossos alunos que estão a abraçar este desafio e a surpreender-nos com a sua capacidade de se manterem ligados ao Colégio nesta nova realidade que nos obrigou a afastar o espaço físico entre nós, mas que nos está a fazer sentir cada vez mais próximos em termos humanos. Ficamos em casa, mas somos “família CC” para além de qualquer edifício!

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Legislativas: Em dia de voto antecipado principais líderes pedem estabilidade
O voto antecipado em mobilidade marcou o oitavo dia da campanha com alguns dos principais líderes partidários a defenderem estabilidade política e a anteverem possíveis cenários para depois das eleições.
 
ANAFRE defende menos burocracia na relação com o poder regional
No último ano à frente da ANAFRE/Açores, Manuel António Soares destaca o “empenho” e “diálogo” na “busca das melhores soluções legislativas e políticas”. Próximo mandato será “muito exigente”.
 
Legislativas: Marcelo apela ao voto e lembra que não pode haver eleições nos próximos 12 meses
O Presidente da República apelou ao voto, lembrando que nos próximos 12 meses não pode haver eleições, e disse considerar que o número de pessoas a votar antecipadamente é um sinal de que a abstenção poderá baixar.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.