Sem adiantar datas, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suíça disse à agência France-Presse (AFP) que “o Sultanato de Omã vai acolher na próxima semana, em Genebra, a discussão entre os Estados Unidos e o Irão e que a Suíça saúda e apoia estas negociações”.
A mesma fonte sublinhou a disponibilidade da Suíça em “facilitar o diálogo entre os Estados Unidos e o Irão” e a “apoiar qualquer iniciativa diplomática” que alivie a tensão entre as partes.
Conhecida por uma postura de neutralidade, a Suíça tem permitido manter um mínimo de relações diplomáticas e consulares entre os Estados Unidos e o Irão.
A embaixada da Suíça em Teerão tem gerido todos os assuntos consulares entre os dois países, incluindo pedidos de passaporte, alterações do estado civil e proteção consular dos cidadãos norte-americanos no Irão.
Estados Unidos e Irão reataram conversações há uma semana em Omã sobre o programa nuclear iraniano, no seguimento de repetidas ameaças do Presidente norte-americano, Donald Trump, de voltar a atacar a República Islâmica.
O encontro entre o ministro do Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araqchi, e o enviado da Casa Branca Steve Witkoff não produziu resultados concretos, mas ambos os lados concordaram prosseguir o diálogo.
Donald Trump tem mantido a pressão sobre o regime de Teerão para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, ao anunciar na sexta-feira o envio “em breve” de um segundo porta-aviões norte-americano para perto do Irão.
Esse porta-aviões juntar-se-á ao “USS Abraham Lincoln”, que já está na região desde janeiro com os seus navios de escolta, segundo a imprensa norte-americana.
Irão: Negociações com EUA sobre programa nuclear prosseguem na próxima semana na Suíça
As negociações entre os Estados Unidos (EUA) e o Irão com vista a um acordo sobre o programa nuclear iraniano vão prosseguir na próxima semana em Genebra, anunciou a diplomacia suíça.
Autor: Lusa
