Açoriano Oriental
Comissão Europeia revê em baixa previsões de crescimento económico
O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Joaquin Almunia, vai rever hoje em baixa as previsões de crescimento para a União Europeia (UE), quando apresentar as previsões económicas intercalares para este ano.

Autor: Lusa/AO
Terça-feira, Joaquin Almuniu advertiu já que as novas previsões de crescimento não serão muito boas e confirmarão a tendência de nítido abrandamento. A actividade "na Zona Euro contraiu-se 0,2 por cento no segundo trimestre, e face às últimas previsões publicadas pela OCDE e pelo BCE, as perspectivas para o segundo semestre de 2008 e início de 2009 não são muito boas", afirmou num discurso pronunciado em Frankfurt.

    "Amanhã [hoje], apresentarei as nossas previsões actualizadas para este ano e, infelizmente, não espero transmitir uma mensagem diferente" da do Banco Central Europeu e da OCDE.

    A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos reviu em baixa o seu prognóstico de crescimento este ano na Zona Euro, de 1,7 para 1,3 por cento. O BCE, por seu lado, baixou de 1,8 para 1,4 por cento, esperando somente 1,2 por cento para 2009.

    Almunia não adiantou números, mas o presidente do Eurogrupo, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, indicou recentemente que a nova estimativa da Comissão deverá ficar entre 1 e 1,3 por cento para este ano, contra uma subida de 1,8 por cento esperada nas últimas previsões publicadas em Abril.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados