Açoriano Oriental
Centro de Artes Contemporâneas mostra A4 de João Gil e Violette Maillard

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, apresenta no sábado os projetos da residência artística A4 de João Gil e Violette Maillard, inseridos na Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

Centro de Artes Contemporâneas mostra A4 de João Gil e Violette Maillard

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, o Arquipélago avança que os projetos da residência A4 são promovidos pela plataforma de fotografia Ci.CLO e pelo coletivo Fetart e contam com a curadoria de Carine Dolek e de Virgílio Ferreira

A residência A4 procura “desenvolver projetos fotográficos e videográficos em torno do conceito de oásis, considerado como um território psicogeográfico de regeneração, um ecossistema frágil no nosso planeta em crise”, lê-se na nota de imprensa.

O projeto de João Gil, intitulado “(In)visible”, visa “explorar as visibilidades e invisibilidades inerentes às agendas geopolíticas subjacentes” à localização geográfica do arquipélago, através de um filme que “justapõe imagens de promoção turística de paisagens nos Açores com imagens da Base das Lajes” na ilha Terceira.

O trabalho de Violette Maillard, designado “Musa Paradisíaca”, parte de uma “bananeira” para abordar “temas como a descolonização, migração de plantas em relação à migração de pessoas, natureza, natureza artificial, oásis, sobrepopulação e novos padrões alimentares”.

A apresentação tem entrada gratuita e vai decorrer das 15h00 às 18h00 (hora local, menos uma hora do que no continente português).

O evento está inserido na Temporada Cruzada Portugal-França 2022, uma iniciativa de diplomacia cultural, de aprofundamento de relações entre os dois países, com uma intensa programação que arrancou em fevereiro e terminará em outubro.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.