AnimaPIX premeia conto de Isabel Mateus

O festival de animação na ilha do Pico, AnimaPIX, vai premiar Isabel Mateus, com o conto "O menino que queria ver a baleia-azul passar nos Açores".




Numa organização da MiratecArts, o festival, decorre de 1 a 5 de dezembro, na Biblioteca Auditório da Madalena.


"O menino que queria ver a baleia-azul passar nos Açores", de Isabel Mateus, reaviva-se a “memória da tradicional caça à baleia praticada nos Açores que foi, desde finais do século XIX, o ganha-pão de muitas famílias das ilhas. E persegue-se, sobretudo, o sonho novo de um presente com futuro: a preservação das baleias através de uma observação responsável”, refere nota.


“Ao ler este conto, mirei-me ao espelho do tempo. E nesse retrovisor senti-me, de novo, criança”, disse, citado em nota, o diretor do Museu do Pico, Manuel Costa Junior.


Isabel Mateus obteve o grau de doutora em Literatura Portuguesa da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, onde reside desde 2001. Com uma vasta obra, é mais conhecida por abordar temáticas sobre Portugal rural e a diáspora. Tem livros traduzidos para inglês, francês e chinês. No âmbito da literatura infantojuvenil tem várias obras no Plano Nacional de Leitura.



PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria