Açoriano Oriental
Migrações
422 migrantes da embarcação Ocean Viking vão desembarcar na Sicília

A embarcação Ocean Viking, com 422 migrantes a bordo depois de resgatados no mar ao largo da Líbia, deverá atracar no porto siciliano de Augusta, na sequência da deterioração das condições meteorológicas.

422 migrantes da embarcação Ocean Viking vão desembarcar na Sicília

Autor: Lusa/AO Online

A luz verde foi dada pelo Governo italiano horas depois do comunicado desta associação humanitária que fazia referência a uma chamada de Luisa Albera, coordenadora das operações de busca e socorro do navio.

“As 422 pessoas a bordo, das quais bebés, crianças, mulheres grávidas e menores sem acompanhantes têm o mesmo direito de todas as pessoas socorridas em mal alto. Elas devem desembarcar em porto seguro”, disse Luisa Albera, alertando para a degradação das condições climatéricas, com chuva e ventos fortes.

Segundo Luisa Albera, várias pessoas estão com condições precárias de saúde e sob observação permanente.

Oito passageiros testaram positivo à Covid-19 e foram isolados com o intuito de evitar a propagação da doença na embarcação.

Desde que retomou as operações marítimas em meados de janeiro, depois de vários meses preso em Itália, o Ocean Viking já resgatou 798 pessoas.

Nos dias 21 e 22 de janeiro, 374 migrantes foram resgatados pela primeira vez no mar, na costa da Líbia, antes de serem desembarcados na Itália, já no porto siciliano de Augusta.

Inicialmente o grupo que se encontra neste momento na embarcação era composto por 424 elementos, que foram resgatados quinta e sexta-feira, contudo duas, uma das quais grávida, foram evacuadas de helicóptero para a ilha de Malta.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, mais de 1.200 migrantes morreram em 2020 no Mediterrâneo, a grande maioria deles nesta rota central,

Nos últimos dias registou-se um aumento das saídas de embarcações clandestinas de migrantes para o Mediterrâneo. Centenas de pessoas chegaram à ilha italiana de Lampedusa, resgatadas ou pelos seus próprios meios, e dezenas de embarcações foram intercetadas e obrigadas a regressar à Líbia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.