XXI Festa da Apanha de Chá no Porto Formoso

No próximo sábado, dia 11 de maio, a Fábrica de Chá Porto Formoso, acolhe a XXI edição da “Apanha de Chá”, entre as 10h00 às 17h00,um evento que envolve mais de uma centena de figurantes, na apanha manual da folha do chá.




De acordo com nota de imprensa, irão ser recriados os costumes e as vivências dos “ranchos de mulheres que se dedicavam à colheita do chá, na costa norte da ilha de São Miguel, vestidas de acordo com a época. As apanhadeiras vão colhendo de forma delicada, as folhas novas da planta do chá e posteriormente enroladas pelo processo de fabrico tradicional”.

A animação estará presente através de “balhos, jogos tradicionais e outras memórias da época”.

A nota de imprensa recorda que atualmente a colheita de chá nos Açores é mecanizada e “ocorre somente nos meses da primavera/verão, época em que a planta encontra boas condições de temperatura e humidade para o desenvolvimento dos rebentos novos que originam um chá com aroma e sabor de grande qualidade”.

“Sendo os Açores o único local da Europa onde se produz chá com fins industriais, transforma este produto numa atração turística para quem nos visita, proporcionando uma experiência de sabor, mas também de cultura, consequência da história e riqueza etnográfica do chá”, finaliza a nota de imprensa.

PUB

Premium

O setor da produção de carne de bovino continua a ganhar importância na economia da Região Autónoma dos Açores e o reflexo disso é o aumento da procura de bovinos para abate e expedição em vida. A falta de animais nos mercados nacionais e internacionais é uma janela de oportunidade que o setor e os produtores açorianos podem aproveitar no curto prazo para aumentar os seus rendimentos