Açoriano Oriental
Um dos detidos no 'Qatargate' implica mais dois eurodeputados no caso

O assessor parlamentar Francesco Giorgi, um dos acusados no escândalo de corrupção já conhecido como ‘Qatargate’, implicou no caso os eurodeputados Andrea Cozzolino, chefe da delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Magrebe, e Marc Tarabella.

Um dos detidos no 'Qatargate' implica mais dois eurodeputados no caso

Autor: Lusa/AO Online

Numa investigação ainda por encerrar, a polícia belga, que estava a conduzir este processo, já tinha feito buscas no domingo na casa do eurodeputado socialista belga Marc Tarabella.

Segundo avançou o diário Le Soir, Francesco Giorgi, companheiro da ex-vice-presidente do Parlamento Europeu Eva Kaili (igualmente detida no âmbito deste caso), reconheceu, em declarações à polícia, a sua participação no esquema de corrupção e indicou que tanto o seu compatriota Cozzolino como o eurodeputado belga Marc Tarabella beneficiaram da trama através de Pier Antonio Panzeri.

Até agora, os detidos no âmbito desta investigação, ainda em curso, são a agora ex-vice-presidente do Parlamento Europeu, a grega Eva Kaili, o seu companheiro e assessor, o italiano Francesco Giorgi, o seu compatriota e ex-eurodeputado Pier Antonio Panzeri, para além do lobista e diretor da organização não-governamental (ONG) Sem Paz Sem Justiça, Niccolò Figà-Talamanca, também italiano.

De acordo com o mesmo jornal, Giorgi disse que geriu pagamentos na organização utilizada pelo Qatar para subornar eurodeputados e assistentes do Parlamento Europeu para obter favores políticos e económicos na União Europeia (UE).

Documentos a que o jornal belga diz ter tido acesso revelam contactos entre Panzeri, Cozzolino e Giorgi e também com os serviços de informação de Marrocos e o embaixador deste país na Polónia, Abderrahim Atmun.

No âmbito da operação, a polícia belga encontrou mais de 1,5 milhões de euros em dinheiro durante as buscas às casas de Kaili e Panzeri.

Foi a detenção do pai da eurodeputada socialista grega, na passada sexta-feira, num hotel em Bruxelas, com uma mala contendo “centenas de milhares de euros" em notas que serviu para demonstrar o "flagrante delito” e permitiu às autoridades deter Eva Kaili, destituída do cargo de vice-presidente do Parlamento Europeu na terça-feira.

Francesco Giorgi, companheiro de Kaili, vai permanecer detido, depois de ter comparecido na quarta-feira perante um tribunal de Bruxelas, juntamente com o ex-deputado socialista italiano Pier Antonio Panzeri.

Eva Kaili também permanecerá em prisão preventiva pelo menos até comparecer em tribunal na próxima quinta-feira, 22 de dezembro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados