Açoriano Oriental
Afeganistão
Talibãs consideram ilegal decisão dos EUA de transferir reservas para a Suíça

O Governo talibã qualificou de “ilegal” a decisão dos Estados Unidos de transferir 3,5 mil milhões de dólares (cerca de 3,5 mil milhões de euros) de reservas do Banco Central afegão para um fundo suíço.

Talibãs consideram ilegal decisão dos EUA de transferir reservas para a Suíça

Autor: Lusa/AO Online

A criação do fundo "sem qualquer consulta com o Afeganistão é inaceitável e uma violação das normas internacionais", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Num comunicado, o ministério defendeu que a transferência demonstra "a má-fé [dos Estados Unidos] para minar a estabilidade económica e o bem-estar dos afegãos”.

A Administração Biden anunciou na quarta-feira a criação do fundo, que será mantido no Banco de Compensações Internacionais (BIS) na Suíça.

Em fevereiro, o Presidente norte-americano, Joe Biden, tinha emitido uma ordem executiva que exigia que os bancos fornecessem 3,5 mil milhões de euros do dinheiro congelado a um fundo fiduciário para distribuição através de grupos humanitários para apoiar o Afeganistão.

"Desembolsar essas reservas para outros fins sem o acordo específico do povo afegão é um passo negativo contra a estabilidade económica do Afeganistão tomada pelos Estados Unidos", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros talibã.

Os talibãs avisaram que "serão obrigados a impor" sanções contra "indivíduos, instituições e empresas que facilitem esta iniciativa ilegal e procuram desperdiçar as reservas do DAB [Da Afghanistan Bank, o Banco Central do Afeganistão] para fins humanitários ou de outro tipo".

Na semana passada, o DAB tinha pedido aos Estados Unidos que "reconsiderassem" a transferência das reservas, "usadas para vigiar a estabilidade" e "reforçar o sistema financeiro", além de pedir o fim de todas as sanções.

O DAB, que em fevereiro tinha sete mil milhões de dólares (cerca de sete milhões de euros) em fundo congelados, “deve demonstrar que tem experiência, capacidade e independência para desempenhar com responsabilidade as funções de um banco central”, disseram os departamentos do Tesouro e de Estado dos Estados Unidos numa declaração conjunta, na quarta-feira.

“Proteções robustas foram postas em prática para evitar que os fundos sejam usados para atividades ilícitas”, adiantaram.

O financiamento internacional para o Afeganistão foi suspenso e milhares de milhões de dólares dos ativos do país no estrangeiro, principalmente nos Estados Unidos, foram congelados depois de os talibãs terem assumido o controlo do país em agosto de 2021, após a retirada dos militares dos Estados Unidos.

De acordo com o Banco Mundial, a renda e a produção económica na Afeganistão caíram entre 20% e 30% e as importações caíram aproximadamente 40% e cerca de 70% das famílias afegãs, não conseguindo atender plenamente às necessidades básicas de alimentação.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados