Açoriano Oriental
Secretária dos Transportes dos Açores ouvida em comissão na sexta-feira

A secretária regional dos Transportes dos Açores vai ser ouvida esta sexta-feira na Comissão de Economia do parlamento açoriano, a pedido do próprio governo e do PSD, que critica a “falta de planeamento” do executivo nesta área.

Secretária dos Transportes dos Açores ouvida em comissão na sexta-feira

Autor: Lusa/AO Online

“O PSD entende que, como partido da oposição responsável – e tendo obrigado o governo a reagir, porque até agora se manteve em silêncio –, os açorianos [merecem] explicações e essas explicações devem ser dadas na próxima sexta-feira na comissão parlamentar de economia por parte da titular dos Transportes”, adiantou o líder da bancada parlamentar do PSD nos Açores, Luís Maurício.

O deputado social-democrata falava, em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita ao Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, que marcou o encerramento de três dias de jornadas parlamentares dedicadas aos transportes.

Na segunda-feira, o PSD entregou um requerimento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, pedindo uma audição “com urgência” da secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, sobre a falta de lugares nos voos inter-ilhas da companhia aérea açoriana SATA e sobre os recentes cancelamentos de voos entre Lisboa e as ilhas do Pico e do Faial.

O Governo Regional já tinha solicitado, na sexta-feira, uma audição com a mesma secretária "para esclarecer os deputados sobre a operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas na região".

Essa audição está agendada para sexta-feira, em Ponta Delgada, anunciou Luís Maurício.

Questionado sobre a capacidade de a secretária dos Transportes continuar a assumir esse cargo, o dirigente social-democrata disse que “quem tem de avaliar essa situação é o presidente do Governo [Regional]”.

“A nós cabe-nos exigir que se retome a regularidade dos transportes marítimos e dos transportes aéreos para todos os açorianos. Se a senhora secretária regional acha que não tem condições para continuar, será ela a assumir esse posicionamento e o presidente do governo”, afirmou.

O líder da bancada parlamentar social-democrata criticou a “falta de planeamento nos serviços públicos de transporte”, tanto aéreos, como marítimos, nos Açores, alegando que tem provocado “constrangimentos muitíssimo importantes”.

“Essa situação torna-se particularmente gravosa se atendermos a que alguns desses residentes que se mobilizam inter-ilhas são pessoas doentes, que têm as suas consultas e os seus exames programados e que naturalmente necessitam de lugar nos aviões para saírem das suas ilhas”, frisou.

Os administradores da companhia aérea açoriana admitiram recentemente a falta de 30 pilotos, o que para Luís Maurício é uma prova de falta de planeamento.

“Quando a meio da tempestade se vem dizer que há um número de pilotos que é insuficiente para fazer face às necessidades de planeamento desses voos, parece-nos ser uma atitude retardada de quem governa a reboque da realidade”, apontou.

O deputado do PSD disse que os açorianos estão também “fartos” dos “múltiplos incidentes” com os transportes marítimos de passageiros e viaturas, referindo-se ao atraso da chegada aos Açores do segundo navio de grande dimensão para assegurar a operação de verão, na sequência da rescisão de contrato do armador do “Azores Express”.

Luís Maurício salientou que a falta de mobilidade dos açorianos se agravou no grupo central com a avaria do ‘ferry’ “Gilberto Mariano”, que faz a ligação entre as ilhas do “triângulo” (Faial, Pico e São Jorge), defendendo a antecipação da chegada à região do navio que irá substituir o “Mestre Simão”, encalhado no início de 2018, na ilha do Pico.

“Está na altura de o PSD, numa situação que julgamos ser de enorme importância para as pessoas e para as empresas, fazer um apelo ao Governo Regional no sentido de que o barco ‘Jaime Feijó’, que vem para a região substituir o barco que teve o acidente, venha o mais depressa possível, de modo a diminuir os constrangimentos que as populações e as empresas sentem no grupo central”, afirmou.

Na Praia da Vitória, o líder da bancada parlamentar social-democrata lembrou também que o parlamento açoriano aprovou por unanimidade, em setembro de 2018, uma proposta do PSD que recomendava ao executivo regional a construção de um cais de cruzeiros naquela cidade.

“Desejamos que o Governo Regional tenha uma decisão célere no sentido de finalmente o cais de cruzeiros na Praia da Vitória ser uma realidade, que tem implicações não só na economia da ilha Terceira, mas na economia dos Açores”, salientou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.