Autor: Arthur Melo
A Câmara Municipal da Ribeira Grande pretende avançar
para a criação de um centro de trail no concelho, e que passará pela
criação de novos trilhos pedestres a juntar aos que atualmente já
existem.
A intenção foi manifestada pelo presidente da autarquia
durante a cerimónia de entrega de troféus aos vencedores do Ecologic
Trail Run Azores - Final da Taça de Portugal de Trail Running.
“A
aposta da autarquia na criação de trilhos pedestres tem sido importante
para a dinamização do concelho e das freguesias mais rurais. Prova disso
tem sido a quantidade de entusiastas deste tipo de atividade que têm
visitado regularmente os nossos trilhos”, sublinhou Alexandre Gaudêncio,
citado em nota de imprensa da edilidade, antes de anunciar a intenção
de criar um centro de trail na Ribeira Grande.
“Queremos continuar a investir nesta atividade, que é uma das principais atividades de quem nos visita. A nossa aposta passará pela criação de novos trilhos, mas também com a criação de um centro de Trail, que pretende ser um local que possa atrair ainda mais pessoas, com uma componente desportiva associada, de forma a proporcionar condições para estágios de equipas no nosso concelho”, reafirmou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande na cerimónia realizada sábado no Arquipélago - Centro de Arte Contemporânea.
Gaudêncio parabenizou a organização da edição de 2024 do Ecologic Trail Run, organizado pelo CD Os Metralhas, um evento que levou cerca de 600 atletas até ao concelho, a maioria de fora da região, contribuindo para a dinamização económica que o concelho registou nos últimos dias.
O autarca da Ribeira Grande agradeceu ainda a Associação de Trail Run de Portugal, que se associou à prova com a realização da final da Taça de Portugal daquela modalidade e que projetou o evento no todo nacional, deixando o repto para que em 2024 a prova possa continuar a fazer parte desta competição.