Autor: AO Online
Segundo a Autoridade de Saúde Regional, em São Miguel, um dos novos casos diz respeito a um viajante não residente que obteve resultado positivo à chegada. Todos os
casos restantes correspondem a transmissão comunitária.
Por concelhos, a Lagoa regista três novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 18 novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista dois novos casos e o concelho da Ribeira Grande regista 15 novos casos.
Na ilha Terceira, umdos novos casos diz respeito a um viajante não residente que obteve resultado positivo à chegada. Outro caso diz respeito a um viajante residente que obteve resultado positivo ao 6.º dia. Os restantes casos correspondem a transmissão comunitária.
Assim, no concelho de Angra do Heroísmo há dois novos casos e no concelho da Praia da Vitória foram registados seis novos casos.
No Faial, dois dos novos casos dizem respeito a viajantes residentes com resultado positivo ao 6.º dia. Os restantes casos estão ligados a cadeia anterior.
No Pico, um dos casos diz respeito a um viajante não residente que obteve resultado positivo ao 6.º dia, o outro caso diz respeito a um viajante residente que obteve resultado positivo ao 6º dia, originando o aparecimento de uma cadeia de transmissão local primária.
Em São Jorge, foi diagnosticado um caso positivo de um viajante não residente, que obteve resultado positivo à chegada.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 47 recuperações, sendo 30 em Sâo Miguel, 13 na Terceira e quatro em São Jorge.
À data de hoje estão internados oito doentes, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em UCI), três no Hospital de Santo Espírito,
em Angra do Heroísmo (com um em UCI), e um no Hospital da Horta.
Um caso positivo identificado em São Miguel na freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e
respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo na Região.
O arquipélago conta presentemente com 541 casos positivos ativos, sendo 410 em São Miguel, 91 na Terceira, 13 em Santa Maria, 10 no Faial, oito em São Jorge, oito no Pico
e um nas Flores.
Com o aparecimento de três novas cadeias de transmissão local primária nas últimas 24 horas, são agora sete as cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, uma em Santa Maria, uma no Faial e uma nas Flores.
Em vigilância ativa estão hoje 1.627 pessoas.