Autor: Susete Rodrigues/AO Online
A Autoridade de Saúde regional refere, no boletim diário, em São Miguel todos os casos são em contexto de transmissão comunitária.
Desta forma, em Ponta Delgada foram diagnosticados dois novos casos; na Ribeira Grande oito novos casos; Lagoa três novos casos e Vila Franca do Campo um novo caso.
Na Terceira, os casos foram diagnosticados em Angra do Heroísmo (quatro) e Praia da Vitória (um). Dois novos casos resultam do rastreio em massa nas escolas (dois adolescentes, dos 1.º e 2.º ciclos). Três casos correspondem a viajantes (um residente, que efetuou rastreio por ter apresentado sintomas e dois não residentes, tripulantes de um navio cargueiro).
No Faial há também um novo caso, nas Angústias, concelho da Horta, por aferir.
À data de hoje há 11 doentes internados, sendo seis no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com um em cuidados intensivos; três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, com um em cuidados intensivos; e dois no Hospital da Horta, também com um em cuidados intensivos.
Estão ativas no arquipélago oito cadeias de transmissão local primária, sendo cinco na Terceira, uma no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Faial e o Pico.
Em vigilância ativa estão hoje 388 pessoas.
Nas últimas 24 horas foram registadas 13 recuperações, sendo nove em São Miguel, duas na Terceira e duas na Horta.
Um dos casos positivos anteriormente reportados, na ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2 produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo.
O arquipélago regista presentemente 128 casos positivos ativos, sendo 102 em São Miguel, 11 no Faial, 11 na Terceira e quatro no Pico.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.993 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 8.645 pessoas e 42 faleceram.