PSD/Açores defende POSEI para os Transportes como garante de coesão territorial

O PSD/Açores defende a elaboração do Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade (POSEI) para os Transportes que garanta a coesão territorial das nove ilhas açorianas com o continente europeu.



A posição foi manifestada pelos deputados do PSD/Açores João Bruto da Costa e Ricardo Vieira após uma reunião com o deputado e coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes, informa o partido numa nota de imprensa.

A reunião decorreu à margem da conferência do ciclo “45 anos de Autonomia” dedicada ao “Desafio da Coesão”, organizado pela Assembleia Legislativa dos Açores, em Santa Cruz das Flores.

De acordo com o partido, os parlamentares social-democratas açorianos preconizaram um POSEI - Transportes que garanta "a coesão territorial das nove ilhas do arquipélago com o continente europeu, promovendo uma maior e melhor circulação pessoas e bens, enquanto cadeia de valor fulcral para o desenvolvimento económico e social da Região".

Para João Bruto da Costa e Ricardo Vieira, “esta é uma matéria fundamental para fazer face às dificuldades estruturais que regiões como os Açores e Madeira enfrentam, tendo em conta as suas especificidades, sobretudo no que toca à mitigação das suas características insulares, constituindo em si um desafio constante”.

O líder parlamentar da bancada social-democrata e o deputado eleito pelas Flores realçaram a necessidade de "dotar as Regiões Autónomas das melhores ferramentas" que permitam colmatar "as dificuldades adjacentes ao seu contexto geográfico”.

O objetivo é, acrescentaram, “aproximar as ilhas entre si, os dois arquipélagos e o continente europeu, numa ação concertada, suportada pelos mecanismos financeiros adequados de modo a conferir a sua viabilidade”.

O Parlamento Europeu criou um grupo de trabalho com vista ao desenvolvimento do POSEI – Transportes, a elaborar em articulação com os governos dos Açores e da Madeira, decorrente do I Encontro Interparlamentar que reuniu deputados do PSD com assento no Parlamento Europeu, Assembleias da República e Legislativas dos Açores e Madeira, em setembro.

"O objetivo assenta na redação de um documento resolutivo para negociação do próximo quadro financeiro, a ocorrer em 2024", lê-se na nota.

Recentemente o líder do PSD/Açores, e presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, destacou a importância da “criação de uma opinião pública assumida para uma co-responsabilização da União Europeia quanto à densificação dos conceitos da continuidade e coesão territorial como um POSEI Transportes”.

A reunião entre João Bruto da Costa, Ricardo Vieira e José Manuel Fernandes, realizou-se na sequência do I Encontro Interparlamentar, em Ponta Delgada.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024