Açoriano Oriental
Promotor do Europeu de ralis disponível para acolher o Azores Rallye já em 2026

O Azores Rallye poderá regressar ao calendário do Campeonato da Europa de Ralis já no próximo ano. Contacto com o promotor do ERC foi feito por António Medeiros, o novo diretor de provas do Grupo Desportivo Comercial

Promotor do Europeu de ralis disponível para acolher o Azores Rallye já em 2026

Autor: Arthur Melo

O promotor do Campeonato da Europa de Ralis (ERC na sigla inglesa) mostrou disponibilidade e vontade em integrar o Azores Rallye no calendário já em 2026 ou, em alternativa, em 2027.

A abertura foi transmitida ao novo diretor de provas do Grupo Desportivo Comercial (GDC), António Medeiros, durante um evento promovido pela Federação Internacional do Automóvel.

O anúncio desta vontade - e do “compromisso” entretanto firmado - foi feito segunda-feira no decorrer da conferência de imprensa de apresentação da nova equipa técnica do GDC, realizada no São Miguel Park Hotel, tendo Luís Pimentel adiantado que “já temos o compromisso do promotor do ERC de em 2026 ou em 2027 fazermos parte do calendário. Ao mesmo tempo, temos ainda o compromisso de integrar o Rally Series em 2026”, revelou também o presidente do clube.

António Medeiros, que já tinha desempenhado o cargo de diretor de provas do GDC entre 2018 e 2021, recordou que o grande enfoque do clube é voltar a colocar o Azores Rallye no calendário do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR)em 2026, sublinhando que “estamos a preparar o rali neste sentido”.

Para além disso, acrescentou que “a ambição do nosso desporto e da nossa terra tem que ser mais alto”, pelo que “voltar ao ERC” é também um objetivo do GDC e, disse, “vamos fazer esse esforço no sentido de retornar” ao Europeu de ralis.

O Azores Rallye foi, durante uma década (de 2012 a 2022), um evento âncora do Europeu de ralis, tendo saído do calendário quando a WRC Promoter GmbH substituiu o Eurosport na organização e promoção do campeonato.

Medeiros, que regressa quatro anos depois às funções que desempenhava no GDC, destaca que o Azores Rallye, “em termos técnicos, reúne as condições para que isso aconteça. Da parte do promotor do ERC há abertura em voltar aos Açores, até porque como ele próprio referiu, os pilotos gostam muito dos Açores, é um rali que todos gostam muito, é um rali de terra que o ERC precisa, porque a maior parte são em asfalto e temos esse compromisso de voltar ao ERC, eventualmente já em 2026”, especificou o diretor do provas do GDC.

O regresso dos Açores ao ERC tem, todavia, custos financeiros e, acrescenta António Medeiros, “depende da envolvência do Governo e do Governo querer apoiar este projeto, como  já fez anteriormente, mas esta direção tem que ter a ambição de arranjar patrocinadores para não existir uma completa dependência do Governo Regional dos Açores. O Governo faz um esforço enorme em várias frentes e temos de ter o apoio do Governo, mas também temos que fazer um esforço para termos patrocinadores privados. Este é o trabalho que o clube vai desenvolver”, disse ainda o dirigente do GDC.

Na ocasião, Luís Pimentel anunciou que o  GDC vai apresentar o estudo de impacto económico do Azores Rallye, mas também o impacto financeiro e o retorno promocional que a  prova deu aos Açores durante os 10 anos em que figurou como prova de abertura do ERC.

Sobre a nova equipa técnica do clube, Pimentel classificou-a de “excelente”, depositando enorme “confiança” no trabalho que vai agora ser desenvolvido sob a liderança de António Medeiros, com o objetivo de “recuperar tudo aquilo que o clube já conquistou no passado”, nomeadamente o regresso ao calendário do CPR em 2026 e o regresso da maior prova automobilística dos Açores ao ERC em 2026 ou em 2027.

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