Açoriano Oriental
Ponta Delgada no 35º Colóquio da Lusofonia em Belmonte

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) associou-se ao 35.º Colóquio da Lusofonia, em Belmonte, através do vereador da Cultura, Sérgio Rezendes, em representação do líder da autarquia, Pedro Nascimento Cabral.

Ponta Delgada no 35º Colóquio da Lusofonia em Belmonte

Autor: Paulo Faustino

Na altura, segundo nota de imprensa, o autarca referiu-se à batalha de La Lys, “evocativa de uma história em comum, embora dolorosa: Belmonte enviou os seus conterrâneos para o norte de França. Os Açores ficaram sem apoio militar, mas os açorianos também combateram em La Lys, por terem sido mobilizados a partir do continente”.

“Para além de uma Memória comum, caso das Comunidades Hebraicas e respetivos espaços sagrados como Sinagogas, ou as Descobertas portuguesas por Gonçalo Velho Cabral, natural de Belmonte, existe muito mais a descobrir em temáticas como o Espírito Santo, o povoamento das ilhas, a emigração para a Brasil ou as cerâmicas tradicionais”, enfatizou.

Sérgio Rezendes evidenciou que, “através dos Colóquios da Lusofonia, a repetirem-se em outubro no concelho de Ponta Delgada, cimenta-se a amizade e parceria com Belmonte, elevando-se ainda mais a Cultura e a Literatura, deixando-se campo aberto à investigação científica entre as duas comunidades”.

De acordo com a mesma fonte, o edil aproveitou a oportunidade para convidar a Câmara de Belmonte para estar presente nos concertos de música hebraica, a decorrer na Sinagoga entre 23 e 25 de abril, e no 36.º Congresso da Lusofonia, a ter lugar na cidade de Ponta Delgada, em outubro.

O vereador da Cultura dissertou em plena Beira Baixa, sobre a profundidade do mar atlântico português e açoriano entre 1914 e 1991.

Na ocasião, José de Mello falou também sobre importantes personalidades da história hebraica em Ponta Delgada.

O evento em Belmonte incluiu ainda a homenagem ao escritor ponta-delgadense Pedro Paulo Câmara, além de concertos com Ana Paula Andrade e a Escola de Música de Belmonte, fortalecendo-se ainda mais o protocolo entre as instituições.

Recorde-se que Belmonte é cidade irmã de Ponta Delgada desde 2021 através de um protocolo que se propõe estreitar laços históricos, culturais e de interesses comuns.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.