Municipio açoriano da Madalena do Pico com orçamento de 10 ME em 2022

A Câmara Municipal da Madalena, na ilha açoriana do Pico, vai dispor em 2022 de um orçamento de 10 milhões de euros, tendo em vista o “desenvolvimento” do concelho, disse à Lusa o seu presidente.



O documento foi aprovado no executivo e na Assembleia Municipal com os votos favoráveis do PS e os votos contra do PS e o presidente da Câmara, José António Soares refere que, do total dos 10 milhões de euros, 6,8 milhões se destinam a investimentos e despesas de capital.

A Câmara Municipal da Madalena contou em 2021 com um orçamento de 10,7 milhões de euros, um crescimento de 2,1 milhões de euros em relação a 2020.

Existem várias obras que transitam do mandato anterior, que “estão a terminar e outras que caminham para que em 2022 possam realmente ficar concluídas”, segundo do autarca.

José António Soares exemplifica com a obra de requalificação da frente marítima da Madalena, a par da recuperação do Adamastor, que integra o projeto Casa das Memórias do Canal, ambos projetos que beneficiam de apoios comunitários.

A Câmara Municipal da Madalena, para além de outros projetos, vai dar continuidade à recuperação do complexo desportivo da Madalena, bem como avançar com um “valor significativo de cerca de 220 mil euros” destinados à revisão do Plano Diretor Municipal, que se pretende concluir até final de 2022.

José António Soares refere que o documento destina ainda 600 mil euros para a recolha de resíduos e reciclagem, através da aquisição de viaturas, para além do projeto da criação plataforma digital Madalena-Pico, de prestação de serviços ‘online’.

O município vai investir também em equipamentos de Proteção Civil, para além do apoio aos estudantes universitários, por via do pagamento de propinas, através da disponibilização de 1.500 euros anuais, e nas juntas de freguesia do concelho, por via de apoio técnico e jurídico.

Em termos fiscais, a Câmara Municipal da Madalena “vai manter os valores mais baixos que a lei permite para os munícipes e para as empresas”, por via do IMI e outros impostos.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP