Açoriano Oriental
Mares Circulares realiza ação de sensiblização na Caloura

O programa ibérico de limpeza de praias, reservas e fundos marinhos, 'Mares Circulares', organiza uma ação de sensibilização ambiental na Praia Baixa dAreia, na Caloura, concelho de Lagoa, no próximo dia 14 de dezembro.

Mares Circulares realiza ação de sensiblização na Caloura

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Entre as 14 e 16 horas, os jovens do Clube de Ciência da Escola de Água de Pau e da ExpoLAB – Centro de Ciência Viva, vão participar nesta atividade prática de monitorização de resíduos, seguindo o protocolo de OSPAR (Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste), explica comunicado de imprensa da 'Mares Circulares'.


O objetivo desta iniciativa é permitir que os jovens tenham uma formação técnico-científica na área dos resíduos marinhos e se sensibilizem para esta problemática, incluindo a recolha, correta separação e reciclagem do lixo. E, desta forma, possam criar uma consciência sobre os perigos da dimensão atual do problema e seus reais impactos e desenvolvam uma atitude cidadã para evitar que o lixo chegue aos mares, áreas costeiras e aquáticas.


Os resíduos monitorizados serão apanhados e depositados em sacos de cores de acordo com a categoria (embalagens ligeiras – amarelo; vidro – verde; papel e cartão – azul; outros resíduos indiferenciados – preto). O acompanhamento científico e pedagógico da ação e a transmissão de informação sobre os procedimentos de monitorização do lixo marinho adaptados às idades dos participantes é feita pela associação Chelonia.


Refira-se que o programa de intervenção e voluntariado, 'Mares Circulares', é um projecto da Fundação Coca-Cola e da Coca-Cola European Partners (CCEP). Teve o seu início em agosto com uma ação de limpeza na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), a que se seguiram as praias do Homem do Leme (Porto), do Aterro (Matosinhos), da Ilha de Faro (Algarve) e de Galapinhos (Setúbal). Realizaram-se também acções de sensibilização na Praia da Franquia, no concelho de Odemira e na Praia da Figueirinha, em Setúbal.


A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONGs e fundações.


Em Portugal, o projeto está a ser implementado em seis praias do continente e na área protegida AP de Gestão de Recursos da Caloura – Ilhéu de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.



Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.