Autor: Lusa/AO Online
O conjunto de propostas que visam superar as dificuldades económicas, sociais e de competitividade, foram apresentadas por Francisco César, à margem de uma visita à Escola Básica e Secundária da Calheta, em São Jorge, tendo alertado que os Açores são "a região do país com maior nível de dependências, com maiores problemas de pobreza e a que tem maior índice de abandono escolar precoce”.
Entre essas medidas está a criação de uma rede comunitária educacional, em que, através da envolvência das “IPSS, clubes desportivos, poderes municipais, Juntas de Freguesia, Governo e os próprios professores”, se crie uma Escola a Tempo Inteiro, defendeu Francisco César, segundo foi hoje comunicado pela estrutura partidária.
“Com esta proposta garantimos que durante todo o seu percurso escolar (…), estas entidades podem ajudar a que as crianças tenham um desenvolvimento mais pleno, mais ocupado, mais diversificado, onde podem brincar, aprender e conviver”, sublinhou o líder regional do PS, citado numa nota do partido.
Francisco César defendeu, igualmente, a criação de um sistema de alerta precoce, alegando que a sinalização atempada das crianças com problemas sociais "permite intervir rapidamente".
Outra das propostas avançada pelo líder socialista açoriano está relacionada com o alargamento do pré-escolar, tornando-o universal e garantido a todas as famílias que o queiram um pré-escolar que comece mais cedo.
“Nós resumimos um pouco aquilo que é a educação pré-escolar aos jardins de infância. Já temos as creches gratuitas, mas temos de garantir que, desde o momento em que as crianças têm a possibilidade de estar nas creches, possam lá estar e isso ser generalizado”, defendeu o socialista.
Francisco César sublinhou que “estas são três medidas que resumem" parte daquilo que o PS quer fazer na educação nos Açores, assegurando que o partido “não abdicará de colocar" o setor "no centro da sua ação".
Segundo o líder socialista açoriano, é através da aposta na educação que se ultrapassam as dificuldades relacionadas com “a pobreza, o conhecimento, as dependências e a competitividade”.