Açoriano Oriental
Ucrânia
Kiev aceita cessar-fogo de 30 dias

A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, ao mesmo tempo que Washington concorda levantar a suspensão da ajuda militar a Kiev, segundo uma declaração conjunta divulgada

Kiev aceita cessar-fogo de 30 dias

Autor: Lusa

Após as negociações das delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia em Jeddah, na Arábia Saudita, as partes também se comprometeram a chegar “o mais depressa possível” a um acordo sobre os minerais ucranianos, indica a declaração.

O entendimento prevê igualmente o levantamento da suspensão da partilha de dados dos serviços de informação norte-americanos com as autoridades ucranianas.

O chefe da diplomacia de Washington, Marco Rubio, disse que a Ucrânia aceitou iniciar “negociações imediatas” com a Rússia e indicou que a proposta de acordo será agora partilhada com Moscovo.

“Vamos dizer-lhes [aos russos] que é isso que está em cima da mesa. A Ucrânia está pronta para parar de disparar e começar a conversar. E agora caberá a eles dizer sim ou não", comentou Rubio sobre a etapa seguinte das conversações para o fim das hostilidades.

O anúncio em Jeddah surge após representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos encetarem negociações sobre o fim da guerra, iniciada em fevereiro de 2022 com a invasão russa.

A Rússia ainda não se pronunciou sobre a questão.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados