Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

I Semana de Melhor Educação, Melhor Cidadania



O Colégio do Castanheiro orgulha-se de estar sempre à frente do seu tempo e olhar para o futuro em ombros de gigantes, por isso, a nível regional, somos pioneiros na organização semestral. Esta mudança acontece no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e permitiu-nos fazer algumas modificações em benefício do percurso escolar e pessoal dos nossos alunos, para além de nos permitir a reflexão sobre as nossas práticas letivas nos momentos de pausa de Natal e Páscoa.

A organização semestral, apesar de respeitar o calendário letivo regional nos seus momentos de pausa, trouxe-nos a necessidade de, entre 27 e 31 de janeiro, proporcionarmos aos nossos alunos uma semana de aprendizagens não-formais, naquela que foi a nossa I Semana Melhor Educação, Melhor Cidadania. O nosso objetivo, nesta semana, foi desenvolver, para os alunos e com os alunos, um conjunto de aprendizagens, atividades e experiências diferentes, que complementam o seu percurso escolar e pessoal. Essas atividades foram desenvolvidas pela Direção Pedagógica, pelos professores, pessoal não-docente e pela Associação de Estudantes que, num trabalho conjunto, conseguiram elaborar um plano onde se encontravam calendarizadas atividades subordinadas às temáticas da Saúde, Ambiente, Bem-estar, Humor, Desporto e Novas Tecnologias.

A semana começou com a Sessão Solene de Abertura do nosso Parlamento, que contou com a presença extraordinária do Diretor Regional da Educação, Dr. Rodrigo Reis, do Diretor dos Serviços Pedagógicos, Dr. Paulo Matos, e com a participação de todos os delegados e subdelegados das turmas do Colégio, bem como dos alunos e turmas agraciados com o Diploma de Cidadania 2018/2019. Sendo o Parlamento um elemento diferenciador da identidade do Colégio, parece-nos que não poderíamos começar de outra forma, senão afirmando a importância da participação dos alunos na criação de uma escola mais inclusiva e democrática.

Os restantes dias da semana foram ocupados com outras atividades, das quais se destacam o Super Sabichão, um concurso que colocou frente a frente alunos e professores, o jogo A Viagem, elaborado pelo corpo não-docente, as Olimpíadas dos Resíduos Sólidos Urbanos, bem como os Jogos Matemáticos. Não esqueçamos, também, o Passeio Pedestre na Reserva Florestal do Pinhal da Paz e, ainda, um Quiz Interativo para o 3.º ciclo, que envolveu a participação de todas as disciplinas.

Além disso, tivemos o privilégio de ter um dos nossos alunos a apresentar o seu primeiro livro: Miguel António Durão, de 9 anos, aluno do 3.º ano, apresentou o seu livro Era uma vez, que nasceu do projeto de leitura que foi desenvolvido na turma o ano passado.

Recebemos, também, a youtuber Mariana Rosa, que veio explicar aos nossos alunos como é que funciona a gestão de um blog, que conta com publicações semanais.

Já a cargo da Associação de Estudantes, foi organizado um torneio de Futsal que, além de envolver alunos de todos os ciclos, possibilitou também o intercâmbio entre outras escolas, convidadas a fazer parte do evento.

Foi uma semana repleta de atividades, na qual, apesar de não terem havido aulas, os alunos tiveram a oportunidade de realizar outro tipo de aprendizagens igualmente importantes para o seu percurso escolar. Porque cultivarmos competências sociais e de comunicação é também essencial na construção do futuro dos nossos alunos.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Benfica visita Famalicão e tem de vencer para evitar título antecipado do Sporting
O Benfica visita hoje o Famalicão, na 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e sabe que tem obrigatoriamente de vencer para impedir que o Sporting conquiste já o título.
 
Temido diz que não consegue "fazer debates com todos" devido a "calendário curto"
A cabeça de lista do PS às europeias, Marta Temido, afirmou hoje não conseguir “fazer debates com todos” os outros candidatos, devido ao “calendário curto” até às eleições, mostrando-se disponível para encontrar outros formatos.
 
Marcelo diz que "é a democracia" sobre eventual ação criminal do Chega
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu hoje a uma eventual ação criminal do grupo parlamentar do partido Chega contra si, por traição à pátria, dizendo que “é, naturalmente, a democracia”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados