Autor: Lusa/AO Online
“Fizemos uma avaliação estimando que o investimento necessário correspondente a essas necessidades esteja entre os 3,5 e os quatro milhões de euros”, avançou o presidente do Governo regional dos Açores, Carlos César, em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada.
Carlos César esteve terça-feira reunido com membros do seu executivo para analisar as consequências do mau tempo e analisar as medidas necessárias ao nível do apoio às pessoas atingidas e reparação de estragos.
Segundo Carlos César, referiu que foi feito "um recenseamento dos danos e das intervenções intervenções mais urgentes e imediatas" do ponto de vista habitacional, nomeadamente no que se refere "ao realojamento de algumas famílias e apoios no recheio de algumas casas".
O presidente do Governo regional especificou ainda o caso de apoios para agricultores que "viram as suas culturas danificadas", nomeadamente culturas forrageiras e "a reposição de alguns acessos a explorações agrícolas", a par de da reabilitação e reconstrução "imediata de alguns troços e estradas" que foram afetadas pelo mau tempo e que "estão a bloquear o acesso a freguesias".
Carlos César referiu, no entanto, que o Governo regional "está a estudar a acomodação orçamental para resolver estes assuntos", o que pretende fazer com "urgência".
"Logo que estejamos capacitados para o efeito avançamos com estas obras e com estes apoios", acrescentou Carlos César aos jornalistas.