Açoriano Oriental
FC Porto vence campeão europeu e apura-se para os 'oitavos' da 'Champions' de andebol

O FC Porto apurou-se este sábado para os oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol ao vencer o campeão europeu, HC Vardar, por 30-22, em jogo da 13.ª e penúltima ronda do Grupo B, disputado no Dragão Arena, no Porto.

FC Porto vence campeão europeu e apura-se para os 'oitavos' da 'Champions' de andebol

Autor: AO Online/ Lusa

Este jogo oferecia ao FC Porto uma oportunidade soberana de carimbar desde já qualificação para a fase seguinte da prova, bastando-lhe para tal empatar, e os campeões nacionais saíram-se bem, impondo-se com autoridade a um adversário mergulhado em problemas financeiros.

A equipa da Macedónia do Norte, que, na primeira volta venceu os portistas (32-27), chegou ao Dragão Arena no quinto lugar do grupo, com apenas mais um ponto do que o FC Porto e um plantel enfraquecido por algumas lesões e pela perda de jogadores decisivos como Pavel Atmam e Dainis Kristopans, que saíram para outras equipas.

O conjunto português só tremeu nos 10 minutos iniciais, período em que o Vardar dominou e conseguiu uma vantagem de dois golos (1-3), mas depois o FC Porto estabilizou, o guarda-redes Quintana transmitiu confiança com algumas boas defesas e o Vardar perdeu fulgor.

Ainda assim, o equilíbrio prevaleceu no marcador até ao intervalo, sempre com o FC Porto na frente face a um Vardar que foi resistindo graças ao acerto concretizador demonstrado pelo ponta-direita Danil Shishkarevm, o melhor marcador deste jogo, com sete golos.

A segunda parte foi como que um "passeio" para o FC Porto e o Vardar caiu a pique, tendo revelado uma clara quebra física e anímica e consentido 19 golos e marcado 12.

Depois de Timur Dibirov ter feito o seu primeiro golo e reduzido para 12-11, os portistas fizeram um parcial de 6-0 e acabaram, assim, com as dúvidas quanto ao vencedor.

A grande motivação e determinação do FC Porto contrastaram, no segundo período, com a apatia e desconcentração do HC Vardar e foi, sem surpresa, que a vantagem portista disparou.

Quintana, com um punhado de grandes intervenções, contribuiu também para um triunfo talvez mais fácil do que o FC Porto esperaria, tendo sido bem assessorado por António Areia, Alexis Borges e André Gomes a nível ofensivo.

Recorde-se que os campeões portugueses vinham de três derrotas consecutivas, contra Motor Zaporozhye, Telekom Veszprém e PGE VIVE Kielce, mas hoje regressaram às vitórias, com uma exibição segura e, sobretudo após o intervalo, dominadora e até com alguns apontamentos técnicos de alto nível na finalização.

O FC Porto encerra a fase de grupos no próximo dia 29 de fevereiro, na visita ao Meshkov Brest, da Bielorrússia.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados