Açoriano Oriental
Qatargate
Eurodeputada demite-se da presidência de subcomissão do PE

A eurodeputada socialista belga Maria Arena anunciou que vai demitir-se da presidência da Subcomissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu, que abandonara temporariamente há um mês quando rebentou o escândalo de corrupção ligado ao Qatar.

Eurodeputada demite-se da presidência de subcomissão do PE

Autor: Lusa/AO Online

Arena não foi intimada pela justiça belga por causa deste caso, mas o seu nome foi constantemente mencionado pela comunicação social devido aos seus contactos com o presumível cabecilha do esquema de corrupção, o ex-eurodeputado italiano e fundador da organização não-governamental (ONG) Luta Contra a Impunidade, Pier Antonio Panzeri, que já tinha presidido à mesma subcomissão do Parlamento Europeu (PE).

“As autoridades belgas não pediram o levantamento da minha imunidade parlamentar; nem o meu gabinete nem a minha casa foram revistados, e não fui de forma alguma implicada pela justiça”, reiterou em sua defesa Maria Arena, num comunicado.

Ao contrário do seu colega de partido, o também eurodeputado socialista belga Marc Tarabella, que está a ser investigado, Arena não é alvo de qualquer pedido de suspensão da imunidade parlamentar, cujo procedimento a presidente do PE, Roberta Metsola, já anunciou que porá em marcha na próxima semana, na sessão plenária em Estrasburgo.

A subcomissão de Direitos Humanos do PE surge no centro dos subornos que alguns países como o Qatar, Marrocos e a Mauritânia, terão pago para as suas alegadas ingerências em decisões daquele organismo, segundo informações da investigação judicial que foram entretanto passadas à imprensa.

Na chamada investigação do “Qatargate” pelas autoridades belgas, quatro pessoas foram até agora indiciadas por acusações preliminares de corrupção, lavagem de dinheiro e participação numa organização criminosa, e três delas têm ligações próximas com aquela subcomissão.

Trata-se, além de Pier António Panzeri, do seu assessor Francesco Giorgi, que também trabalhava agora para um dos atuais membros da subcomissão; e da namorada de Giorgi, Eva Kaili, eurodeputada social-democrata grega que foi destituída do cargo de vice-presidente do PE depois de revelado o escândalo.

A quarta pessoa detida devido às mesmas acusações preliminares também está ligada a este grupo de eurodeputados: Niccolò Figa-Talamanca, secretário-geral da ONG Sem Paz Não há Justiça.

O ‘Qatargate’ resultou de uma investigação da Justiça belga a alegadas ofertas do Qatar e de Marrocos a eurodeputados e assistentes de grupos do PE para influenciar decisões em Bruxelas, numa operação que resultou na apreensão de malas de dinheiro com um total de 1,5 milhões de euros.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados