Açoriano Oriental
CDS-PP/Açores diz que "Novos Idosos" contribui para redução de listas de espera em lares

A líder da bancada parlamentar do CDS-PP nos Açores, Catarina Cabeceiras, defendeu que o projeto “Novos Idosos”, implementado pelo atual executivo (PSD/CDS-PP/PPM), tem contribuído para a redução de listas de espera em lares.

CDS-PP/Açores diz que "Novos Idosos" contribui para redução de listas de espera em lares

Autor: Lusa


“Existem alguns idosos a aguardar por vaga no lar D. Pedro V, mas o presidente [da instituição] considera que o projeto ‘Novos Idosos’ tem ajudado nesse processo, na medida em que existem idosos com autonomia que têm preferido ficar na sua residência”, adiantou, em declarações aos jornalistas.

A deputada centrista falava à margem de uma visita ao lar D. Pedro V, na Praia da Vitória, na ilha Terceira, umas das instituições parceiras da implementação do projeto piloto do programa “Novos Idosos”, que atribui até 948 euros mensais para apoiar idosos que permaneçam nas suas habitações.

A visita marcou o encerramento de três dias de jornadas parlamentares do CDS-PP/Açores na ilha Terceira.

Na Praia da Vitória, o projeto “Novos Idosos”, iniciado em junho de 2022, já chegou a 43 utentes e deverá atingir o número estipulado inicialmente (50) no mês de abril.

Catarina Cabeceiras sublinhou o caráter “inovador e pioneiro” do projeto, implementado pela vice-presidência do Governo Regional, na tutela do líder regional do CDS-PP/Açores, Artur Lima.

“Este projeto é uma mudança de paradigma muito grande nos cuidados dos idosos na nossa região”, frisou, acrescentando que “está a decorrer a um bom ritmo” e “tem sido um sucesso”.

A deputada do CDS-PP destacou o “esforço histórico” do executivo açoriano no reforço do apoio financeiro às valências de apoio a idosos, alegando que, “em apenas dois anos”, as estruturas residenciais para idosos tiveram “um aumento de 20% do valor padrão”, quando no anterior Governo Regional (PS), “em seis anos, houve um aumento de 17%”.

Lembrou também que, em 2022, houve um aumento de 5% no financiamento da valência de apoio ao domicílio e de 3,6% nos centros de dia, acrescentando que o executivo “já assumiu que vai rever os valores para 2023/2024 mais cedo”.

Catarina Cabeceiras reconheceu que as instituições se deparam ainda com alguns desafios, dando como exemplo o aumento do preço da energia em 2023.

Questionada sobre soluções para o problema, a líder parlamentar centrista disse que é preciso perceber se as instituições se têm candidatado aos apoios existentes para a melhoria da sustentabilidade energética.

“Tendo estes projetos, já irá ajudar, porque a verdade é que quanto mais autónomos forem, em termos de energia, vai reduzir a fatura”, explicou.

“Parece-nos que o caminho deverá ser esse, no apoio a essa mudança do paradigma em termos de uma maior sustentabilidade energética das próprias instituições”, acrescentou.

O PS/Terceira criticou recentemente a redução de investimento público na ilha, alegando que houve um corte de 40% no valor previsto para 2023 e que “não há obra feita” na ilha pelo atual executivo.

No final de três dias de visita à Terceira, Catarina Cabeceiras reiterou que “tem existido um investimento significativo na ilha”.

“O investimento tem existido, não tem de ser significativamente tudo em betão. Se calhar é um bocadinho diferente da política a que estávamos habituados, mas tem existido investimento efetivo na ilha Terceira e que resulta na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, vincou.

A deputada deu como exemplo o aumento “significativo” de escalas de cruzeiros na Praia da Vitória, referido numa reunião com a presidente do município, e o “valor histórico de 800 mil passageiros”, em 2022, na Aerogare Civil das Lajes, também visitada nestas jornadas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados