Açoriano Oriental
Bárbara Chaves lança repto ao Governo Regional para fazer de Santa Maria um verdadeiro Ecossistema Espacial

A presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, em Santa Maria, lançou um repto ao subsecretário regional da Presidência para fazer da ilha um verdadeiro ecossistema espacial, reforçando a sua total disponibilidade para trabalhar em parceria com o Governo dos Açores para que este processo possa avançar da forma “mais célere” possível.

Bárbara Chaves lança repto ao Governo Regional para fazer de Santa Maria um verdadeiro Ecossistema Espacial

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Bárbara Chaves falava na passada sexta-feira, na conferência “Espaço: a próxima fronteira”, que contou com a participação do astrofísico Pedro Mota Machado.


Aproveitando a presença do subsecretário regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, a autarca deu nota de um novo “pacote legislativo, apresentado pela Comissão Europeia, que pretende reforçar o sistema de conectividade por satélite da União Europeia e, simultaneamente, reforçar a ação da Europa no que concerne à gestão do tráfego espacial”, adianta comunicado da autarquia.


Apesar de ainda não estarem definidos os montantes de financiamento por parte da Comissão Europeia, a proposta privilegia que a “rede de satélites em órbita seja constituída a partir de lançamentos efetuados do espaço da União Europeia. Rede esta que será constituída com base em manifestações de interesse e participação dos Estados Membros ou de Agências em sua representação”.


Para a presidente da Câmara de Vila do Porto, esta é uma proposta relevante para os Açores e em concreto para Santa Maria porque “se apresenta como mais uma janela de oportunidade, solicitando que sejam encetados todos os contactos possíveis junto do Estado e da União Europeia, para assegurar que aquela provisão legislativa permaneça até à proposta final, uma vez que esta ainda se encontra em processo de consultas e negociações no Conselho da UE”.


Bárbara Chaves reforçou que este pode ser o “momento ideal para posicionar Santa Maria como local privilegiado para o lançamento de futuros elementos desta nova rede de satélites, através de entidades públicas ou privadas que venham a ser financiadas por este novo pacote da União Europeia, capitalizando assim em futuras fontes de financiamento para o Space Sport de Santa Maria”.

Mesmo sendo este um projeto que poderá trazer mais investimento para Santa Maria, a autarca deixou claro que “todos os passos de todos estes projetos não poderão descurar a segurança da população, o incremento da qualidade de vida dos marienses e a preservação ambiental”.


Na sua intervenção, Bárbara Chaves salientou ainda que o município tem estado a acompanhar esta matéria, destacando o memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Vila do Porto e a Agência Espacial Portuguesa, celebrado no final do ano passado, no qual se evidencia o projeto “Space Rider”, tendo já a autarquia cedido um terreno municipal para a sua implementação.


A par disso, nota para o envio de um conjunto de contributos para a Estratégia dos Açores para o Espaço, que se espera que Wfique concluída brevemente e que saiba evidenciar a centralidade inequívoca e singular de Santa Maria, não só no contexto regional, mas também nacional e internacional”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.