Incêndios

UE tem quase 650 bombeiros prontos para apoiar Portugal e mais três países

Cerca de 650 bombeiros de 14 países da União Europeia (UE) estão preparados para combater os incêndios expectáveis para os próximos meses nas regiões mais sensíveis de Portugal, Espanha, Grécia e França, revelou a Comissão Europeia



Em comunicado, o executivo comunitário deu conta de que “quase 650 bombeiros de 14 países da UE estão estrategicamente posicionados em localizações de risco elevado em França, Grécia, Portugal e Espanha”, aumentando o “número de bombeiros em cada país”.

A Comissão Europeia exemplificou com o apoio prestado por bombeiros da Bulgária no combate aos incêndios em Calcídica, na Grécia, esta semana.

Ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, também estão disponíveis 22 aeronaves para combater incêndios e quatro helicópteros.

Qualquer Estado-membro pode requisitar assistência através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.


PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno