Açoriano Oriental
Barack e Michelle Obama regressaram à Casa Branca para inaugurar retratos oficiais

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a sua mulher, Michelle, regressaram à Casa Branca para a revelação dos seus retratos oficiais, que demonstram uma opção por um estilo moderno.

Barack e Michelle Obama regressaram à Casa Branca para inaugurar retratos oficiais

Autor: Lusa/AO Online


“Barack e Michelle, bem-vindos a casa”, realçou o atual chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, também democrata, antes de convidar o casal Obama ao palco para a revelação dos retratos.

Já Barack Obama manifestou satisfação por “estar de volta”, elogiando ainda Biden, que foi o seu vice-presidente, como alguém que se tornou um “verdadeiro parceiro e um verdadeiro amigo”.

O artista que Barack Obama selecionou para pintar o seu retrato oficial apontou que o estilo “despojado” das suas obras ajuda a criar um “encontro” entre a pessoa na pintura e a pessoa que a olha.

Robert McCurdy gosta de apresentar os seus figurantes sem qualquer expressão facial e de pé contra um fundo branco, que é a forma como o 44.º e primeiro presidente negro dos EUA será visto a partir de agora.

“[Os retratos] têm fundos brancos simples, ninguém gesticula, não há adereços porque estamos aqui para contar a história da pessoa que está sentada para o artista”, sublinhou McCurdy.

Barack Obama surge de pé sem expressão contra um fundo branco, enquanto Michelle foi pintada sentada num sofá na Sala Vermelha, a utilizar um vestido formal azul claro.

A ex-primeira-dama escolheu a artista Sharon Sprung para o seu retrato.

Esta foi a primeira visita de Michelle Obama à Casa Branca desde que a presidência do seu marido terminou, em janeiro de 2017, enquanto o próprio ex-chefe de Estado esteve em abril para ajudar a comemorar o aniversário da importante lei de saúde que ele assinou.

Os retratos não são parecidos com nenhum outro da coleção onde serão adicionados, quer em termos de estilo, quer em substância.

A pintura de Obama será exposta no Grand Foyer da Casa Branca, a tradicional vitrina de pinturas dos dois presidentes mais recentes.

Já o retrato de Michelle Obama deverá ser colocado ao longo do corredor no térreo da Casa Branca, juntando-se a Barbara Bush, Hillary Clinton e Laura Bush.

O Congresso norte-americano comprou a primeira pintura da coleção, de George Washington.

Outros retratos de presidentes e primeiras-damas muitas vezes chegavam à Casa Branca como presentes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados