Açoriano Oriental
Associação de Proteção Ambiental defende debate sobre transportes públicos nos Açores

A APPAA - Associação para a Promoção e Proteção Ambiental dos Açores defendeu ser “premente” um debate sobre os transportes públicos terrestres em toda a região, pois o atual sistema está “imutável há dezenas de anos”.

Associação de Proteção Ambiental defende debate sobre transportes públicos nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Existe um sistema de transportes públicos imutável há dezenas de anos, que as empresas concessionárias mantêm, cada uma na sua zona exclusiva, com horários e itinerários inflexíveis, que não servem as populações e são mantidos à custa de subsidiação”, alertou a associação, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre sexta-feira e 22 de setembro.

Segundo a APPAA, os residentes ou visitantes recorrem ao automóvel, particular ou de aluguer, como a “única forma de aceder aos locais pretendidos no tempo desejado”, tornando o trânsito “insuportável nos maiores centros urbanos, sobretudo nas horas de entrada e saídas de empregos e escolas e nos locais turísticos mais procurados”.

A APPA destaca que o tema central da Semana Europeia da Mobilidade 2022 – Melhores Ligações – “não podia ser mais oportuno” para o arquipélago.

“A APPAA considera essencial proporcionar transportes coletivos de passageiros mais compatíveis com a defesa da qualidade do ar e a mitigação do aquecimento global, mas que sejam atrativos para serem utilizados”, afirma.

De acordo com a associação, é precisa “uma mobilidade intermodal, em que o automóvel privado, ou de aluguer, se articule com os transportes coletivos, de menores dimensões, com itinerários e frequência capazes de satisfazerem as necessidades dos potenciais utilizadores”.

“É possível, com uma simples aplicação, proporcionar a utilização partilhada do mesmo meio de transporte para um determinado circuito ou itinerário”, alerta.

Para a associação, é “urgente que os órgãos de poder regional e local e os cidadãos debatam as melhores formas de garantir a mobilidade mais responsável, limpa e mais eficiente para toda a população, residente e visitante”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados