Artista visual Helena Amaral doa espólio à associação açoriana MiratecArts

A escultora Helena Amaral vai doar o seu espólio de arte à associação MiratecArts com sede na ilha do Pico, nos Açores e "pretendo investir na construção da Casa dos Sorrisos" para expor as obras.



"Na apresentação da décima temporada da MiratecArts, Helena Amaral anunciou a doação do seu espólio de arte à associação com sede na ilha do Pico", nomeadamente "mais de uma centena de obras de pintura e ainda esculturas", lê-se no comunicado da associação.

"Além de doar o meu espólio de arte", diz a artista Helena Amaral, citada nesta nota enviada às redações, "pretendo investir na construção da Casa dos Sorrisos, na propriedade da MiratecArts Galeria Costa, para assim dar espaço expositivo à obra que ficará disponível para o público."

A associação cultural MiratecArts foi criada nos Açores por Terry Costa.

"Sorrisos de Pedra", de Helena Amaral "é o maior projeto singular da MiratecArts que inclui o roteiro com mais de 200 esculturas a dar a volta à ilha do Pico, incluindo a 'Deusa dos Sorrisos', no Piquinho, e a 'Deusa do Mar', a cerca de 15 metros de profundidade, no local onde aprendem a mergulhar na ilha montanha", refere a MiratecArts.

O projeto continua com uma exposição no Porto, onde Helena Amaral nasceu, e com o intuito de expor nas nove ilhas dos Açores, adianta a informação divulgada pela associação.

Helena Amaral é licenciada pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde concluiu o curso de Artes Plásticas.

Já expôs em várias ilhas açorianas, incluindo Santa Maria, na Carmina Galeria, e na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo, na Terceira, na sociedade Amor da Pátria e na Biblioteca Pública da Horta e no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, no Faial, no Museu da Graciosa, no Museu das Lajes das Flores, no Atelier de Kaasfabriek em São Jorge e por toda a ilha do Pico.

"Ao longo de quase quarenta anos dedicou-se à pintura e, através dela, percorreu caminhos, labirintos feitos de cor, lugares, vivências passadas e presentes. Com a cor cessou temporariamente e lançou o seu olhar às pedras da ilha [do Pico] e delas começou a esculpir sorrisos", assinala a associação cultural MiratecArts.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares