Autor: AO Online /GA
Em São Miguel um viajante não residente, obteve resultado positivo na análise TR Ag, realizada numa farmácia, por ter apresentado sintomatologia. Todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, Ponta Delgada registou oito casos, Ribeira Grande, cinco e Vila Franca do Campo, dois.
O caso registado na Terceira, na freguesia da Serreta, concelho de Angra do Heroísmo, corresponde a um não residente, com rastreio devido a sintomatologia revelada.
No Faial, um dos casos registados integra a cadeia pré-existente partilhada entre as ilhas Faial e São Jorge. O outro caso, viajante, não residente, deu origem a uma nova cadeia de transmissão local primária.
Em São Jorge, um viajante, não residente, obteve resultado positivo no rastreio realizado, por ter apresentado sintomatologia. O caso foi registado em Velas.
Na Graciosa, Graciosa, um novo caso positivo integra uma cadeia pré-existente em Santa Cruz. E há também um caso com resultado positivo diagnosticado por autoteste, cuja origem do contacto está ainda por aferir.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 38 recuperações.
À data de hoje estão internados 12 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, permanecendo um em Unidade de Cuidados Intensivos.
O arquipélago regista presentemente 386 casos positivos ativos, sendo 331 em São Miguel, 14 na Terceira, 14 na Graciosa, 11 em São Jorge, 11 no Faial e cinco em Santa Maria.
Com a recuperação do último elemento da cadeia de transmissão local localizada na ilha de Pico, dá-se a mesma por extinta. Assinala-se o aparecimento de uma nova cadeia de transmissão local na ilha do Faial com origem num viajante, não residente. Estão agora ativas quatro cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas na Graciosa, uma no Faial e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 229 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 860 pessoas.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.564 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.974 pessoas. Faleceram 41, saíram do arquipélago 92 e 71 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 671.490 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.
Desde 31 de dezembro de 2020 e até 16 de agosto, foram vacinadas nos Açores 167.580 pessoas com a primeira dose (67,9 por cento) e 152.369 com vacinação completa (64,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.