Autor: Lusa/AO Online
Em contrapartida, foi progressivamente retomado o serviço dos comboios Eurostar entre a Grã-Bretanha e a França, que estava completamente interrompido há três dias na sequência de uma avaria.
O Eurostar tinha previsto colocar dois a três comboios em funcionamento hoje, representando 26.000 lugares no total das viagens. Os dois primeiros arrancaram com cerca de 750 passageiros cada um.
As intempéries que afectam a Europa desde o fim-de-semana já causaram pelos menos 90 mortos, 52 dos quais na Polónia, que regista temperaturas abaixo dos 20 graus Celsius e onde dez novos corpos foram descobertos hoje.
Na Grã-Bretanha, nevões provocaram novas dificuldades no tráfego aéreo, com os cancelamentos de voos a multiplicarem-se nos principais aeroportos do país.
A companhia "low cost" britânica EasyJet suprimiu 150 voos, enquanto o seu concorrente irlandês Ryanair e a companhia British Airways previam atrasos nos voos.
A neve também deixou bloqueados cerca de 2.000 automobilistas no condado de Hampshire (Sul), enquanto a rede de caminho-de-ferro era afectada no sudoeste do país.
Em Itália, os aeroportos de Milão estão praticamente paralisados, os de Génova e Verona têm as pistas cobertas de gelo, estando a circulação afectada também nos de Turim e Bolonha.
Por outro lado, os agricultores italianos alertam para os estragos causados nas culturas pela vaga de frio, prevendo danos na ordem das "várias dezenas de milhões de euros".
Na Alemanha, o tráfego no aeroporto de Frankfurt foi retomado hoje, após estar completamente suspenso durante a noite devido aos nevões, mas registavam-se atrasos de uma a duas horas nos voos, tendo 140 sido anulados.
A queda intensa de neve afectou também a circulação ferroviária, com vários comboios a registar atrasos, e rodoviária, em especial na Baviera (sul) e na região de Hesse (oeste), onde troços de auto-estradas estiveram bloqueados durante várias horas durante a madrugada na sequência de acidentes.