Autor: Susete Rodrigues/AO Online
"Pela segunda vez nos seus 46 anos de história, a Semana do Mar não se vai realizar, depois de também ter sido cancelada em 1998, devido aos efeitos provocados pelo sismo de 9 de julho. A decisão foi tomada pela Comissão Organizadora, numa reunião realizada esta segunda-feira", explica a nota.
Os membros da organização consideraram não estarem reunidas as condições necessárias, para colocar de pé 10 dias de festa, no concelho.
Para o presidente da
Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, “a Semana do Mar é um evento que mobiliza
não só os faialenses mas também artistas, turistas e inúmeros
visitantes do exterior, pelo que, nesta fase, ainda
ativa de pandemia devido à infeção por Covid-19, é importante continuar
a evitar ajuntamentos e grandes aglomerados que, naturalmente, a festa
origina”, disse citado na nota.
Por outro lado, “o município tem de ser um exemplo para as outras instituições que, ao longo de todo o ano e, em especial, nesta altura de primavera/verão, organizam festas um pouco por toda a ilha e que também estão a fazer um esforço por cumprir as medidas que têm vindo a ser decretadas”.
José Leonardo Silva acrescentou que a verba que o município pretendia investir na organização da Semana do Mar será afeta ao Fundo de Dinamização Empresarial e ao Fundo de Emergência Social, aprovado pela Câmara Municipal da Horta.
A marcha oficial da Semana do Mar, a cargo da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta, também vai acompanhar a organização da 46.ª edição, que transita, agora, para 2021.
Também na tarde desta segunda-feira, o presidente da câmara reuniu com a Comissão Náutica Municipal, tendo sido deliberado cancelar as regatas internacionais previstas para esta temporada, com o presidente do Clube Naval da Horta a informar os membros da Comissão do cancelamento da Atlantis Cup – Regata da Autonomia.