Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
A quebra no consumo de pão, a colocação de 20 mil professores mais perto de casa e as contas da empresa Águas de Portugal fazem hoje as manchetes dos principais jornais em Lisboa.

Autor: Lusa/AO
O Correio da Manhã (CM) titula "Consumo de pão baixa 20%" nos primeiros meses do ano, adiantando que devido à crise os portugueses "já cortaram no pão" e que comprar oito pães em vez de 12 representa uma poupança mensal de quase 18 euros.

    O jornal destaca ainda a subida da taxa de juro para os 4,25% decidida quinta-feira pelo Banco Central Europeu e a possibilidade dos pais de Madeleine Mccann, a menina inglesa desaparecida no Algarve, virem a ser acusados de negligência, um crime punido com pena até cinco anos de cadeia.

    "20 mil professores colocados mais perto de casa", escreve o Diário de Notícias, que explica que nos concursos de professores de 2009, pelo menos 2/3 dos mais de 30 mil docentes que hoje podem ser deslocados em grandes áreas geográficas passam aos quadros dos agrupamentos de escola.

    O mesmo assunto é destacado na capa do Jornal de Notícias (JN) que titula "Acabam colocações de professores por quadro de zona".

    O DN chama ainda à primeira página o aumento em 40 por cento das falências no primeiro semestre do ano e o concerto dos Duran Duran em Lisboa.

    O JN dedica a manchete às contas da empresa Águas de Portugal e escreve "Empresa com prejuízos de 75 milhões distribui 2,3 em prémios", acrescentando que o Tribunal de Contas "arrasa" gestão e aponta "falta de critérios" na avaliação de desempenho.

    Sobre este tema o Diário Económico (DE) escreve "Tribunal arrasa gestão da Águas de Portugal".

    O JN faz também chamada de capa com o encontro da ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Ingrid Betancourt, com os filhos sete anos depois de ter sido raptada pelos guerrilheiros.

    O tema é também destacado na capa do Público, que escreve "22 minutos e 13 segundos bastaram para Ingrid rever os filhos".

    Na manchete, o Público diz que as medidas fiscais anunciada quarta-feira pelo primeiro-ministro, José Sócrates, "beneficiam poucos contribuintes", explicando que as famílias de rendimentos mais baixos já não pagam IRS e a grande maioria das casas de menor valor já estão isentas de pagar imposto sobre imóveis.

    O assunto é destacado igualmente na manchete do Diário Económico que afirma "Plano de Sócrates não chega para contrariar crise".

    O 24horas faz manchete com o aumento da prostituição e titula "Crise leva cada vez mais mulheres à prostituição", dando conta do caso de duas mães da classe média que "vendem o corpo para alimentar os filhos".

    O Jornal de Negócios (JdN) titula na chamada principal "Imposto sobre imóveis desce em mais de 130 câmaras", revelando que a descida das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) anunciada por José Sócrates deverá atingir apenas as câmaras que fixaram a taxa máxima de 0,5 por cento.

    Também hoje nas bancas, o Semanário dá conta do alegado "pânico" que as declarações da nova líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, causaram nos seus apoiantes e diz que Sócrates assume recandidatura às eleições legislativas de 2009.

    O Semanário Económico escreve na manchete que os bancos se arriscam a devolver os arredondamentos cobrados durante 11 anos nos créditos à habitação, e que os reembolsos podem ser pedidos com base na declaração de nulidade das cláusulas ilegais.

    O interesse do Benfica na contratação do argentino Aimar faz hoje o pleno dos matutinos desportivos.

    “Aimar senta-se à mesa com o Benfica”, anuncia na manchete O Jogo, sobre foto do jogador, o qual, refere, já está em Saragoça, no seu actual clube.

    Sobre o Benfica, o matutino desportivo refere que houve distúrbios na assembleia-geral do Benfica, pelo que (Luís Filipe] “Vieira ouviu insultos e saiu sob escolta”.

    “Benfica quer ter Aimar já na 3ª feira”, refere A Bola, indicando que o “internacional argentino despede-se hoje do Saragoça”.

    O jornal, que fala em “tensão na Luz - claques perturbam assembleia mas contas foram aprovadas”, publica ainda declarações do lateral Nelson, que afirma: “jamais sairei a mal do Benfica”.

    O Record coloca na capa uma foto de Quique Flores, novo técnico do Benfica, e de Aimar, com o título “agarra que é craque”, justificando que o internacional argentino “é o reforço mais desejado” pelo novo técnico dos “encarnados”.

    O matutino desportivo diz que representantes do Benfica vão estar hoje em Saragoça para garantir a contratação do jogador e anuncia que “AG [do Benfica] termina com pancadaria e insultos a Vieira”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.