Autor: AO Online/ Portal do Governo
“O seu desaparecimento deixa a Igreja mais empobrecida e também os Açores”, sublinha José Manuel Bolieiro, que deixa condolências à família, aos próximos, e a todos os que privaram com o bispo.
“Este é um momento de grande consternação”, acrescenta ainda o Presidente do Governo.
O bispo emérito de Angra, António de Sousa Braga, morreu na segunda-feira, em Lisboa. Nascido a 15 de março de 1941, na freguesia de Santo Espírito, ilha de Santa Maria, frequentou o curso de Filosofia em Monza (Itália) de 1962 a 1964 e o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de 1966 a 1970.
Foi ordenado padre pelo papa Paulo VI, em Roma, em 1970, tendo iniciado um percurso nas casas de formação dos Dehonianos, onde foi superior provincial e conselheiro geral até ser nomeado bispo de Angra.
António de Sousa Braga, que se encontrava doente há já algum tempo, foi o 38.º bispo de Angra, nomeado a 9 de abril de 1996. Foi bispo de Angra até 15 de março de 2016.
- 
                        
    
            Nomeada comissão histórica para estudar a abertura do processo de beatificação de Madre Teresa da Anunciada
O Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, nomeou, no dia em que a diocese assinalou 491 anos de existência, a comissão histórica que irá analisar a vida e as virtudes da Madre Teresa da Anunciada, a religiosa micaelense do século XVII, associada à origem do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres. 
- 
                                
                            
            Cultura e Social
        
Documentário dá voz às mulheres do mar dos Açores para proteger o oceanoO documentário “Mulheres do Mar – Açores” junta as vozes de 49 açorianas com uma “profunda ligação emocional” ao oceano e o objetivo de valorizar o papel das mulheres e alertar para a proteção da biodiversidade marinha