Açoriano Oriental
Migrações
Navio da ONG Sea-Eye com 414 migrantes é autorizado a atracar em Itália

O navio Sea-Eye 4, que tem a bordo 414 migrantes resgatados em seis operações no Mediterrâneo central, foi autorizado a atracar no porto de Pozzallo, na Sicília, no sul de Itália, após vários dias de espera.

Navio da ONG Sea-Eye com 414 migrantes é autorizado a atracar em Itália

Autor: Lusa/AO Online

O Sea-Eye 4, da organização não-governamental (ONG) alemã Sea-Eye, estava há alguns dias na costa de Palermo para se proteger do mau tempo e na noite de quarta-feira recebeu autorização para atracar em Pozzallo.

Em Pozzallo, os migrantes serão transferidos para um dos navios colocados à disposição do Governo italiano para que passem um período de quarentena, devido à pandemia da Covid-19, mas os menores serão distribuídos entre os centros de acolhimento.

A ONG havia solicitado na quarta-feira a indicação urgente de um porto seguro para atracar, devido as más condições do mar e do estado dos migrantes, entre os quais se incluíam 150 menores.

A Sea-Eye criticou o facto de terem sido enviados para Pozzallo, pois já estavam em frente ao porto de Palermo.

O presidente da câmara de Palermo, Leoluca Orlando, havia oferecido disponibilidade para abrir o porto da sua cidade ao navio da ONG alemã.

O Sea Eye-4 é atualmente o único navio humanitário a navegar na área, embora nesta altura o Aita Maria, da ONG espanhola Salvamento Marítimo Humanitário (SMH), esteja a chegar ao Mediterrâneo Central.

Este ano, mais de 13.358 migrantes chegaram à costa italiana, um número bastante superior em comparação com os 4.237 ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério do Interior italiano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados