São Roque do Pico

Lançado concurso público para requalificação do Largo da Igreja de Santo António

Foi publicado em Diário da República, o concurso público para as obras de conservação e construção de um espaço urbano no Largo da Igreja de Santo António, em São Roque do Pico



Com um valor global de 675 mil euros (não incluindo os trabalhos de fiscalização) e com um prazo de execução de 365 dias, este investimento "permitirá ultrapassar alguns problemas que comprometem o uso do espaço e a sua adequação para atividades pedagógicas e de recreio junto à Igreja da freguesia de Santo António, nomeadamente a ausência de proteção e o vazio urbano", explica nota da autarquia de São Roque do Pico.

A intervenção incidirá na criação de um espaço urbano dividido por três patamares diferenciados. O primeiro, de grande extensão, localizar-se-á no prolongamento da via; o segundo, além de zona de passagem, será um local mais reservado; enquanto no terceiro e último ficarão as instalações sanitárias.

Além disso, o projeto contempla a criação de uma pequena zona de estacionamento em paralelo com a via, bem como arranjos exteriores à Igreja Paroquial, nomeadamente a manutenção da calçada do adro, a execução e a pavimentação dos espaços circundantes.

Os candidatos têm 30 dias para apresentar as suas propostas permitindo que os trabalhos se iniciem até final do ano se toda a tramitação burocrática decorrer sem surgirem problemas.

Essa é a perspetiva do presidente do município de São Roque do Pico, Mark Silveira, que realça, na mesma nota a importância do projeto para a "regeneração urbana da freguesia de Santo António", assumindo que o investimento irá “dignificar uma zona de elevada importância arquitetónica e da prática do culto religioso".

O autarca acrescenta que "tivemos oportunidade de aproveitar 400 mil euros de fundos comunitários ao abrigo do Programa Operacional Açores 2020, através do PIRUS (Programa Integrado de Regeneração Urbana Sustentável), com o restante valor a ser suportado pela Câmara Municipal de São Roque do Pico, para proceder à ampliação e requalificação daquele espaço. Na mesma lógica de embelezamento de espaços públicos e de lazer este é mais um exemplo desse tipo de obras de requalificação que vem dar grande dignidade à segunda maior freguesia do nosso concelho”.

PUB

Premium

A viatura da Junta de Freguesia do Pilar da Bretanha operou sem licença desde 2023. Denúncia feita pelo atual executivo, que suspendeu o serviço na sexta-feira