Autor: Arthur Melo
A Direção Regional da Educação e Administração Executiva regista “a evolução ao longo dos anos” das médias dos alunos açorianos nas provas de Português e Matemática do 9.º ano, apesar da Região Autónoma dos Açores ter obtido a média mais baixa nas provas em 2025.
Rui Espínola, em declarações do Açoriano Oriental, vincou que “no caso das provas finais de Matemática do 9º ano, o resultado dos Açores é tão somente o melhor resultado desde 2012, ou seja, há uma evolução ao longo dos anos. Mas no Português também: é o melhor resultado desde 2016”, acrescentou o diretor regional da Educação.
O governante, que fez questão de deixar bem claro que “não estou a dizer com isto que os resultados são bons”, vincou a “trajetória de evolução positiva dos resultados”, exemplificando que “no caso do Português do 9º ano já temos médias regionais positivas”.
“No caso da Matemática, continuamos a evoluir e ainda não conseguimos chegar às médias positivas”, reconhece o diretor regional, que tirou uma segunda ilação dos relatórios elaborados pelo Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação (IEQA): “O segundo aspeto que é preciso ter em consideração é a convergência que tem sido feita entre as médias regionais e as médias nacionais. Ou seja, tem havido um estreitamento do intervalo entre a média regional e a média nacional. O que nos permite chegar à conclusão que estamos a convergir com os resultados nacionais. Portanto, são dois aspetos que nos parecem importantes ressalvar nestes resultados”, enfatizou Rui Espínola.
Recorde-se que de acordo com o Relatório Nacional das Provas Finais do Ensino Básico 2025, documento elaborado pelo IEQA e consultado pelo Açoriano Oriental, a média na prova de 9.º ano em Português foi de 55%, enquanto que em Matemática foi de 45,5%.
Já o Relatório Nacional das Provas ModA 2025 revela também que os Açores registam as médias mais baixas do 4.º ano em Português (48,0%), Matemática (45,9%) e Inglês (54,8%).
No 6.º ano, os Açores têm a
terceira média mais baixa em Português (47,0%) e a média mais baixa em
História e Geografia de Portugal (47,0%) e Matemática (47,4%).
Estes
dados vão agora ser alvo de análise e discussão no Conselho Coordenador
do Sistema Educativo Regional, no decorrer do próximo ano, com o
objetivo de delinear estratégias que possam, no futuro, melhorar as
médias apresentadas pelos alunos da região.
“Vamos promover esta discussão para podermos analisar estes resultados e até fazer comparações com aquilo que é a avaliação interna das próprias escolas. É muito interessante fazermos essas comparações e as escolas também poderem refletir sobre aquilo que corre bem e aquilo que corre menos bem e delinearem, no fundo, as estratégias para superar estes resultados”, disse o docente.
O objetivo da reflexão será a criação de condições
para “os nossos alunos terem sucesso educativo e terem melhores
resultados académicos”, finalizou Rui Espínola.
-
Azores Airlines e Sata Air Açores reforçam operação na época de Natal e Ano Novo
As companhias aéreas Azores Airlines e SATA Air Açores vão reforçar a operação aérea na época de Natal e de Ano Novo, proporcionando aos passageiros “uma maior flexibilidade e opções de viagem”
-
Cultura e Social
Paralelo Festival a 15 de novembroA cidade de Ponta Delgada vai acolher, no próximo dia 15, mais uma edição do Paralelo Festival, uma organização do 37.25 Núcleo de Artes Performativas.