Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Guglielmo Marconi: o inventor da Telegrafia sem fios


Guglielmo_Marconi_posing

No ano de 1896, em Inglaterra, Marconi inventou a Telegrafia sem fios, viria a revolucionar a rádio e a comunicação de uma forma geral. Os Açores aparecem nesta história das comunicações e da radiofrequência, mais uma vez, como o ponto de apoio no meio do Atlântico, ligando os continentes europeu e americano através dos cabos submarinos.

Guglielmo Marconi, de origem italiana, nasceu na cidade de Bolonha, a 25 de abril de 1874 e faleceu em Roma, no dia 20 de julho de 1937, aos 63 anos de idade. Foi engenheiro eletrónico, cientista e inventor, tendo desenvolvido o protótipo da rádio da forma que a conhecemos hoje, nomeadamente o sistema prático de telegrafia sem fios (TSF). 

Esta foi uma teoria desenvolvida por Heinrich Hertz, tendo sido pioneiro na descoberta da radiodifusão e receção de ondas de rádio, e Édouard Branly, criador de um radiocondutor recetor de sinais de TSF, que posteriormente viriam a ser estudadas por Marconi, constituindo partes cruciais da sua invenção revolucionária. 

No dia 28 de março de 1899, recebeu um convite por parte do governo francês para efetuar a primeira comunicação por TSF, entre as duas costas constituintes do Canal da Mancha, sendo esta a primeira de diversas experiências que viriam a ser feitas ao redor do globo, em países distintos.  No mesmo ano, realizou uma comunicação por TSF a uma distância de 300 quilómetros. Outras experiências da sua autoria incluem a transmissão por TSF de sinais através do Oceano Atlântico, de uma mensagem radiotelegráfica entre o Canadá e a Inglaterra e, mais tarde, de voz humana por meio radiofónico entre a Austrália e a Inglaterra. 

Venceu o Prémio Nobel da Física em 1909, acompanhado pelo físico alemão Karl Braun. Foi graças à TSF que parte dos passageiros dos paquetes Republic e Titanic foram salvos a tempo de sobreviverem. Em suma, foi uma invenção que marcou a história da Humanidade.

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados