Mariana Candeias vive em Ponta Delgada e desloca-se em cadeira de rodas desde que nasceu, devido a uma incapacidade física de 95%. Apesar das limitações, sempre procurou levar uma vida ativa e independente. Agora, depois de se ter tornado mãe de gémeos - atualmente com sete meses - enfrenta um novo desafio: conseguir sair de casa com autonomia.
Um problema de mobilidade que se agravou
A procura por uma solução de transporte adaptada não é nova. Mariana explica que há vários anos tenta encontrar uma forma mais fácil de se deslocar de carro, sobretudo devido às dificuldades em entrar e sair das viaturas.
“Já tento procurar uma solução de transporte mais fácil para mim há muitos anos, até por causa das minhas questões físicas no que diz respeito a colocar-me no interior das viaturas”, conta.
Um quotidiano com limitações
Mariana sublinha, no entanto, que a principal dificuldade não está diretamente relacionada com os filhos, mas sim com as limitações de mobilidade que enfrenta quando precisa de sair de casa.
Atualmente, sempre que decide deslocar-se para o exterior, vê-se obrigada a optar entre duas soluções pouco adequadas. “Ou levo uma cadeira iGO, que é mais insegura e pouco apropriada para andar na rua, ou utilizo uma cadeira manual que não consigo manusear sozinha”, explica.
A cadeira elétrica que utiliza habitualmente no exterior - a mais indicada para garantir estabilidade e segurança - é demasiado pesada e volumosa para caber no veículo atual. Esta limitação acaba por restringir muitas das suas deslocações.
Uma campanha impulsionada por amigos
Perante esta realidade, Mariana decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos para adquirir uma carrinha adaptada. A iniciativa surgiu, sobretudo, por incentivo de amigos próximos.
“Fui incentivada por amigos a finalmente tomar esta atitude. São essas pessoas que me fazem crer que, apesar da exposição - com a qual não estou minimamente confortável - a carrinha seria uma mudança drástica no nosso quotidiano familiar”, afirma.
Mais autonomia para toda a família
O objetivo da angariação de fundos no ‘GoFundMe’ é reunir cerca de 42 mil euros para comprar um veículo adaptado que lhe permita entrar diretamente com a cadeira de rodas elétrica e transportar tudo o que é necessário para o dia a dia.
Com uma carrinha adaptada, Mariana poderia finalmente utilizar a cadeira mais adequada às deslocações no exterior, sem ter de recorrer a alternativas menos seguras ou que exigem ajuda de terceiros.
Mais do que um meio de transporte, a carrinha representaria para Mariana a possibilidade de recuperar autonomia nas deslocações e participar de forma mais ativa nas rotinas e momentos em família.
