Açoriano Oriental
Grupo de trabalho para as doenças raras tem representante dos Açores

A pediatra Ana Luísa Rodrigues foi recentemente nomeada representante da Região Autónoma dos Açores no Grupo de Trabalho Intersetorial para as Doenças Raras

Grupo de trabalho para as doenças raras tem representante dos Açores

Autor: Carlota Pimentel

Segundo a médica, “este grupo tem como missão propor ações concretas para criar maior equidade na saúde, educação e emprego na pessoa com doença rara e será essencial na definição de políticas de saúde, educação, proteção social e emprego numa abordagem integrada e multissetorial”.

Questionada sobre o seu papel neste grupo de trabalho, Ana Luísa Rodrigues aponta que será garantir que as medidas propostas tenham em conta a realidade dos Açores, sem perder de vista as estratégias definidas a nível nacional.

“Essas medidas concretas terão que ser ajustadas à realidade dos Açores e o meu papel será propor medidas para a Região alinhadas com o que estará a ser feito a nível nacional”, explicou a pediatra em entrevista ao Açoriano Oriental.

Refira-se que o Grupo de Trabalho Intersetorial para as Doenças Raras foi criado pelo Despacho n.º 5505/2023, de 12 de maio, com o propósito de “desenvolver uma proposta de Plano Nacional Intersetorial para as Doenças Raras alinhado com os objetivos estratégicos da Comissão Europeia para as Doenças Raras”.

O despacho refere que “as doenças raras são tendencialmente crónicas, progressivas, degenerativas e contribuem para a diminuição da funcionalidade e qualidade de vida”, sendo que a Comissão Europeia incentiva os Estados-Membros a “melhorar o acesso dos doentes ao diagnóstico, à informação e aos cuidados”.

O Grupo de Trabalho Intersetorial para as Doenças Raras reúne representantes de diversas entidades com competências nas áreas da saúde, educação, emprego e proteção social. De acordo com o Despacho n.º 5505/2023, integram este grupo organismos como a Direção-Geral da Saúde, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Administração Central do Sistema de Saúde.

Além destas entidades, o grupo conta ainda com a participação dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, da Direção-Geral da Educação, do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, do Instituto da Segurança Social e do Instituto Nacional para a Reabilitação. A Fundação para a Ciência e Tecnologia e a RD Portugal – União das Associações das Doenças Raras de Portugal – também fazem parte do grupo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados