Ucrânia

Forças ucranianas recuperam controlo de 60 localidades em Kherson, diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no sábado que as forças militares ucranianas recuperaram o controlo de mais de 60 localidades em Kherson, após a retirada do exército russo dessa região do sul do país.



"A partir desta noite, as forças de defesa recuperaram o controlo em mais de 60 localidades na região de Kherson e a polícia começou a tomar medidas de estabilização", assegurou o presidente ucraniano no seu habitual discurso noturno transmitido nas redes sociais.

Zelensky adiantou que os especialistas em desativação de bombas "têm muito trabalho a fazer” neste território, tendo em conta que quase 2.000 engenhos explosivos já foram removidos, caso de minas, armadilhas e munições por explodir.

Adiantou ainda que dez grupos de peritos em desativação de engenhos explosivos estão trabalhar na região, em conjunto com a polícia e várias unidades das forças de defesa.

"Antes de fugirem de Kherson, os russos destruíram todas as infraestruturas críticas: comunicações, abastecimento de água, aquecimento e eletricidade", lamentou o Presidente da Ucrânia.

Volodymyr Zelensky agradeceu ainda às forças de defesa e de informações "pelo brilhante trabalho das tarefas de libertação de Kherson", acrescentando que "farão o mesmo em Henichesk e Melitopol”.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.490 civis mortos e 9.972 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor