Autor: Nuno Martins Neves/Luís Pedro Silva
Os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, conjuntamente com a Proteção Civil Municipal, Junta de freguesia e populares, estão a proceder aos trabalhos de limpeza.
Segundo apurou o Açoriano Oriental no local, continua a chover muito e existe risco de novos deslizamentos de terra.
A zona mais afetada é junto ao chafariz da freguesia, na zona envolvente à escola primária e sede dos escuteiros.
A população pede a ajuda de mais meios para prestar socorro e apoio social.
Freguesias de Sete Cidades e Santa Bárbara (Ponta Delgada) reportam situações resultantes da intensa chuva que cai sobre o arquipélago.
Estrada regional entre Candelária e Ponta Delgada cortada devido a enxurradas. Bombeiros e Proteção Civil Municipal já se encontram no local a tentar reparar a circulação.
De recordar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta manhã para laranja os avisos meteorológicos relativos às ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores por causa das previsões de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada.
Segundo o IPMA, as ilhas dos grupos Oriental (São Miguel e Santa Maria) e Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) vão estar sob aviso laranja a partir das 18:00 de hoje.
No caso do grupo Central o aviso estende-se até às 06:00 de sexta-feira e para o grupo Oriental estará ativo até às 09:00 do mesmo dia.
O IPMA emitiu ainda aviso laranja para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira, por causa das previsões de vento, com rajadas até 115 quilómetros por hora.
O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
São Miguel e Santa Maria têm também ativos avisos amarelos para a agitação marítima, devido à previsão de ondas de cinco a seis metros, entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira.
Há também previsões de rajadas de vento até 95 quilómetros por hora para o grupo Central, tendo sido emitido aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.
Sob aviso amarelo estão também as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) por causa das previsões de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, até às 06:00 de sexta-feira.
O aviso amarelo emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
-
Apreendidos 76 quilos de tubarão martelo nos Açores
-
Cultura e Social
Coliseu Micaelense recebe “Comfortably Symphonic”: Pink Floyd