Açoriano Oriental
Governo/crise
BE afirma que crise política resulta de “regime de promiscuidade e facilitismo”

A coordenadora do BE considerou que a crise política resulta de um “regime de promiscuidade, facilitismo e privilégio”, e acusou a “má política da maioria absoluta” de ser a principal razão para a “profunda crise social”.

BE afirma que crise política resulta de “regime de promiscuidade e facilitismo”

Autor: Lusa /AO Online

“Esta crise política é fruto de um regime de promiscuidade, facilitismo e privilégio que atravessa a economia portuguesa ao longo das últimas décadas, que manipula e condiciona os investimentos nacionais e que usa ilegitimamente o carimbo de interesse nacional para se autolegitimar”, afirmou Mariana Mortágua.

A líder do Bloco falava em Ponta Delgada, nos Açores, no encerramento da VIII Convenção Regional BE/Açores.

Mortágua criticou a “economia de favores e de portas giratórias que descredibiliza o Estado” e “atrasa o país”, lembrando os “projetos imobiliários megalómanos, de Vale do Lobo à Comporta”, os “negócios com a Portugal Telecom” e as “renováveis pagas a preço de ouro”.

“Tudo feito em nome do interesse nacional para privilégio de um punhado de empresas e grupos económicos, à volta do qual pululam os facilitadores do costume: os que fazem a ponte com a política e com a banca, os que protegem os contratos, redigem leis e garantem o sigilo”, criticou.

A propósito da investigação que motivou a demissão do primeiro-ministro, a coordenadora do Bloco reiterou que as suspeitas “carecem de esclarecimentos por parte do Ministério Público”.

“Rejeitamos que a política e os negócios sejam duas faces da mesma moeda. Esse é o regime de sempre do centrão, que confunde política e negócios”, disse.

No seu entender, a principal razão para a “profunda crise social” que o país atravessa é a “má política da maioria absoluta”, que resulta em “milhares de alunos sem professores”, “hospitais em rutura” e na “catástrofe na habitação”.

“A crise da maioria absoluta do PS é a falta de soluções para o país. São os jovens que sabem que com o seu salário nunca conseguirão ter uma casa na cidade em que trabalham”, prosseguiu.

E acrescentou: “A crise da maioria absoluta é um povo que olha para si e não vê futuro.”

Referindo-se aos Açores, Mortágua criticou a “negociata” em torno da EDA (a elétrica açoriana) e do grupo Bensaude para compra de fuelóleo, e a empresa do subsecretário da Presidência do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), que “passou a viver de contratos com o Governo que somam meio milhão de euros”.

“Nos Açores, como no país, o que une a direita não é o combate à corrupção. O que une a direita é a sede de dar as cartas do mesmo jogo viciado enquanto ataca os mais pobres”, atirou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados