Açoriano Oriental
Agricultores açorianos dizem que subida do gasóleo agrícola aumenta custos das explorações

A Federação Agrícola dos Açores considerou hoje que a subida de 2,9 cêntimos por litro no gasóleo agrícola aumenta os custos das explorações e pede “medidas concretas” do Governo Regional para ultrapassar a situação.

Agricultores açorianos dizem que subida do gasóleo agrícola aumenta custos das explorações

Autor: Lusa /AO Online

“O Governo Regional dos Açores [PSD/CDS-PP/PPM] anunciou mais uma subida do gasóleo agrícola, através de um aumento de 2,9 cêntimos por litro, a partir do dia 01 de novembro, o que vem agravar substancialmente o preço praticado na região, que já registou subidas de 24,3 cêntimos nos últimos quatro meses”, afirma a federação, presidida por Jorge Rita, numa nota de imprensa.

A federação refere que a importância da agricultura “é reconhecida por todos, pelas repercussões sociais e económicas que tem em todas as ilhas dos Açores, por isso, o Governo dos Açores tem de fazer a sua parte e tomar medidas concretas que possam contribuir para a diminuição dos custos dos fatores de produção, ao contrário do quem tem acontecido no caso do gasóleo agrícola”.

“Este aumento do gasóleo agrícola surge numa fase em se verificam algumas descidas do preço de leite, pelo que se aguarda que as indústrias de laticínios dos Açores sejam solidárias com os seus produtores e paguem um preço justo pelo litro de leite”, lê-se.

O organismo lembra que “embora tenham existido algumas diminuições dos custos dos fatores de produção, nomeadamente das rações e dos adubos, que resultam de um esforço significativo das empresas ligadas a esta área, estas ações ainda não são suficientes para compensar as descidas de preço de leite já anunciadas”.

Também refere que “outras componentes dos fatores de produção continuam com preços demasiado altos, decorrentes da elevada inflação ainda existente ou das taxas de juros em vigor, pelo que esta subida do gasóleo agrícola contribui de uma forma significativa e considerável para o aumento de custos das explorações agrícolas na região”.

De acordo com um despacho publicado em Jornal Oficial, o preço da gasolina nos Açores desceu 2,3 cêntimos por litro na quarta-feira, enquanto o preço do gasóleo voltou a subir, desta vez 2,9 cêntimos por litro.

O preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, subiu 2,9 cêntimos por litro.

O executivo açoriano justifica o “ajustamento do preço máximo de venda ao público” dos combustíveis com “as recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados